Você já parou para refletir sobre o quanto utiliza, ainda que de forma inconsciente, palavras ou expressões de cunho racista?

Em busca da ampliação do debate e da reflexão sobre a utilização destes termos, o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) divulgará diariamente, entre os dias 10 e 30 de novembro, podcasts com a abordagem de expressões que demonstram como o racismo está incorporado em nosso cotidiano. A ação faz parte da programação do Mês da Consciência Negra.  “Muitas vezes praticamos o racismo sem perceber. E o melhor exemplo disso são as inúmeras palavras e expressões utilizadas por nós brasileiros, há muitas gerações. Termos que estão inebriados de racismo e preconceito”, destacou a produtora cultural da UFJF-GV, Flávia Carvalho.

Para que o material surtisse efeito, estando bem próximo do público, foi realizado um levantamento e análise das principais palavras e expressões racistas de nosso vocabulário. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido pela estudante do curso de Ciências Econômicas e bolsista do Treinamento Profissional Produção Criativa, Ana Carolina Pereira. O material foi analisado e revisado pela professora Mariana Lage, do Departamento de Administração da UFJF-GV; e por Flávia Carvalho e Ivan Bretas, produtores culturais da UFJF-GV.  As gravações, por sua vez, foram feitas pela própria Ana Carolina ao lado do jornalista Dante Rodrigues.

De acordo com Flávia Carvalho, os áudios serão compartilhados por WhatsApp e divulgados nas redes sociais da UFJF-GV. “Os áudios serão enviados por WhatsApp para os diferentes grupos da universidade. Contamos com o apoio de todos para fazer com que a mídia circule entre o maior número de pessoas de nossa comunidade acadêmica e externa”.

Acompanhe abaixo os podcasts do Mês da Consciência Negra, a partir do próximo dia 10. O material estará também disponível para ser compartilhado pelo Facebook e Instagram da UFJF-GV.

Edição 1: Serviço de preto

Edição 2: Denegrir