Vamos Ler! contempla uma das ações do Mês da Consciência Negra

Servidores e estudantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) construíram juntos uma programação repleta de atividades que buscam fomentar a reflexão sobre o racismo durante o Mês da Consciência Negra. Entre os dias 10 e 30 de novembro, estão previstos encontros temáticos, ações culturais, workshop, sessões de cinema, edições especiais do projeto Vamos Ler! e podcasts.

A ideia surgiu a partir de uma reunião entre os professores Bráulio Magalhães (Direito) e Mariana Lage (Administração); e a produtora cultural Flávia Carvalho. “Nosso objetivo é diagnosticar os trabalhos e as pessoas que atuam neste cenário, para propormos um Grupo de Estudos permanente sobre relações raciais”, destacou Flávia.

Organizador do encontro temático “Negritude, Raça e Violências”, Bráulio Magalhães afirma que a intenção é “inserir a UFJF-GV institucionalmente no debate sobre a questão da racialidade e ao mesmo tempo ser bem intenso no desenvolvimento de atividades que busquem propiciar a discussão sobre o tema não só entre a comunidade acadêmica, mas também com a participação de toda a comunidade de Governador Valadares e região”.

Para a professora Mariana Lage, é importante despertar na comunidade o senso crítico sobre como o racismo se relaciona com o mundo do trabalho. Neste sentido, a professora organiza o encontro temático “Organizações, trabalho e racialidade”. “O racismo, enquanto processo social que hierarquiza e desumaniza grupos, está presente nas instituições ao definir quais cargos podem ser ocupados por sujeitos brancos e negros, bem como na reprodução de práticas racistas e discriminatórias no cotidiano. Sendo assim, discutir os impactos do racismo estrutural nas organizações e no trabalho é importante para analisarmos de forma crítica a realidade, mas também para buscarmos práticas de transformações sociais”, destacou.

Além dos encontros temáticos, a programação do Mês da Consciência Negra conta com o I Workshop Pedagógico: Motivação, Resiliência e Felicidade na Vida Acadêmica. Organizado pelo Setor de Apoio Estudantil, o evento tem como objetivo “desenvolver atividades sobre as delícias, percursos e desafios experienciados pelo estudante do Ensino Superior”, conforme destacou a pedagoga da UFJF-GV, Rosângela Santos.

Confira a programação do Mês da Consciência Negra:

Entre 10 e 30 de novembro: divulgação de podcasts nas redes sociais da UFJF-GV,  com a abordagem de expressões que demonstram como o racismo está incorporado em nosso cotidiano; textos sobre o mesmo tema serão divulgados pelo projeto Vamos Ler! nos ônibus da UFJF-GV, clínica-escola de Fisioterapia e EcoNúcleo.

13 de novembro: Encontro Temático: Negritude, Raça e Violências. Sala 110B/Pitágoras – 13h30

20 de novembro: Ação cultural com intervenção musical, musical e ateliê de tranças. – RU Centro – 11h

20 de novembro: I Workshop Pedagógico: Motivação, Resiliência e Felicidade na Vida Acadêmica. Sala 202B/Pitágoras – 15h

22 de novembro: Cine Acadêmico “A rua é Noiz” – Sala 212B/Pitágoras – 8h