O Laboratório de Pesquisas Antropológicas em Política e Saúde (Laps) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convida para a liveDa rua às políticas: experiências, disputas e impactos nas reflexões sobre loucura e saúde mental”, na próxima terça-feira, dia 1°, às 16h, via Google Meet. A atividade será ministrada pela professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Lilian Leite Chaves, a mais recente integrante do Laps/UFJF. A participação no evento é aberta ao público, e não é exigida inscrição.

Siga o Laps /UFJF no Instagram.

Lilian Chaves é mestra e doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) e licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, Antropologia da Saúde e Antropologia da Política. As pesquisas da docente abordam, principalmente, os seguintes temas: indivíduo e sociedade, saúde mental, loucura, loucos de rua, etnografia institucional, políticas públicas e documentos. 

Pesquisas Antropológicas em Política e Saúde

O Laboratório de Pesquisas Antropológicas em Política e Saúde (Laps/UFJF) tem coordenação da professora do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, Cristina Dias da Silva.  O grupo reúne pesquisadores no âmbito da graduação e da pós-graduação e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

O objetivo do Laps é incentivar, orientar e desenvolver pesquisas em Antropologia do Corpo, Antropologia da Saúde e Antropologia da Política.  “São bem-vindos tanto projetos atrelados a uma destas subáreas especificamente, quanto projetos que articulem a relação entre saúde e política:  etnografias em instituições de saúde e técnicas governamentais em saúde, debates sobre as chamadas novas técnicas do corpo, medicinas alternativas e/ou populares e seus respectivos espaços de luta simbólica e política, corpo e corporalidades, práticas de saúde e terapêuticas, políticas de saúde consideradas complementares ou alternativas, políticas de saúde específicas, como a política de saúde indígena, entre outras” , explica a coordenadora.

Também interessam ao Laboratório projetos que abordem a produção de saberes, seja através de etnografias de instituições escolares, projetos de manejo ambiental, projetos comunitários de saúde, entre outras iniciativas possíveis no campo das políticas governamentais, públicas e sociais. 

Saiba mais: Laboratório de Pesquisas Antropológicas em Política e Saúde (Laps/UFJF)

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br