mestrado ciencias sociais

Ana Clara Alves de Oliveira defendeu a dissertação no dia 01 de junho, no Instituto de Ciências Humanas da UFJF (foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Com o intuito de estudar as mulheres islâmicas em Juiz de Fora, a acadêmica Ana Clara Alves de Oliveira desenvolveu a sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, com o título “Experiências do véu: um estudo sobre os desenlaces de ser muçulmana entre as mulheres revertidas da mesquita de Juiz de Fora.”

Para o estudo, a mestranda desenvolveu um trabalho etnográfico. “Participei de uma inserção em campo na mesquita, onde frequentei aulas de religião durante mais ou menos um ano e tive alguns contatos com as mulheres islâmicas. A partir desses contatos, surgiram mais algumas reflexões teóricas.”

De acordo com a mestranda, a diversidade entre as mulheres islâmicas e as demais revela aspectos importantes que foram observados no trabalho de campo. Neste sentido, Ana Clara destaca a importância de dar visibilidade às mulheres revertidas. “É importante dar visibilidade à comunidade islâmica para que outras pessoas do senso comum consigam entender que elas têm todos os direitos como os de todo mundo e que a experiência delas como mulher é tão válida como a de qualquer outra feminista.”

A acadêmica destaca, ainda, a importância de criar um diálogo entre a comunidade islâmica e a sociedade. “É uma diversidade que está muito próxima da gente e nós temos uma resistência para com essa diversidade. Se parássemos e tentássemos conhecer a cultura do outro, facilitaria e tornaria o diálogo mais simples e interessante.”

A professora orientadora, Cristina Dias da Silva, ressalta a relevância da abordagem sobre a comunidade muçulmana em Juiz de Fora. “Academicamente é importante porque produz trânsitos religiosos no Brasil, as pessoas que se convertem, que passam de uma religião para outra. A ideia dos trânsitos religiosos, do ponto de vista da cidade, é uma contribuição para a gente entender essa formação diversa do espaço urbano de Juiz de Fora. Talvez muitas pessoas não saibam que exista uma mesquita aqui, como é essa relação e como as pessoas passam a frequentar e depois se revertem a religião islâmica.”

Contatos:
Ana Clara Alves de Oliveira (mestranda)
catita_clara@hotmail.com

Profª. Drª. Cristina Dias da Silva (orientadora – UFJF)
cristinabaltor@gmail.com

Banca Examinadora:
Profª. Drª. Cristina Dias da Silva (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Rafael Bispo dos Santos (UFJF)
Profª. Drª. Francirosy Campos Ferreira (USP)

Outras informações: (32) 2102-3113 – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais