O cursinho popular Garra, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com processo seletivo aberto para 70 vagas em 2020. Interessados devem se inscrever, até 28 de janeiro, por meio de formulário on-line. Podem participar alunos que já concluíram ou estão cursando o 3º ano do Ensino Médio em escola pública ou estudantes, com bolsas integrais, de escolas particulares. O processo seletivo possui limite de 700 candidatos. Sendo assim, as inscrições serão fechadas tão logo esse número seja atingido, mesmo que antes do prazo final.

Curso é voltado para estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas integrais de escolas particulares (Foto: Garra)

O Garra tem como objetivos democratizar o conhecimento e promover inclusão ao ensino superior. O curso é gratuito e visa a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, na Faculdade de Letras (Fale), no campus da UFJF. O aluno deve disponibilizar sábados e domingos, predeterminados em calendário, no período da tarde, para realização de simulados obrigatórios.

Posteriormente às inscrições, o candidato deve realizar a avaliação diagnóstica, marcada para dia 2 de fevereiro, às 14h. Os locais serão informados com uma semana de antecedência, através do Facebook e do e-mail do candidato.

A fase seguinte do processo é o sorteio para os aprovados na avaliação diagnóstica. Sendo sorteado, o candidato passa para a fase de entrevistas. Das 70 vagas, sete são reservadas para alunos com mais de 30 anos que ainda não ingressaram no ensino superior e outras sete para ex-alunos do projeto que ainda não conseguiram aprovação no curso desejado. Caso não sejam sorteados dentro da reserva de vagas, seguem concorrendo às outras disponíveis.

Confira os conteúdos da avaliação, cronograma do processo e prazos no edital.

Garra
O cursinho popular, projeto de extensão da UFJF, está em seu quarto ano de atividade e conta atualmente com 50 membros. A iniciativa é gerida, em grande parte, por alunos da instituição e visa a oferecer mais oportunidades de ingresso em universidades através de aulas preparatórias para o Enem. Os próprios alunos da UFJF são divididos em professores, monitores, coordenadores e diretores. Para a coordenadora do projeto, Ivana Damásio Moutinho, a iniciativa acrescenta na formação do discente tanto crescimento profissional como pessoal. “É um projeto transformador. Onde os alunos da Universidade se aproximam de pessoas que tem o sonho de ingressar em uma graduação, sobretudo em uma instituição publica, e agora tem reforços. Os nossos discentes passam a sonhar junto com os estudantes de fora. Isso faz com que eles cresçam como seres humanos”.

Para pró-reitora de Extensão, Ana Livia Coimbra, o Garra aproxima os estudantes e a comunidade externa à Universidade. “Por meio das aulas, os estudantes já se ambientam nas possibilidades que a UFJF proporciona, de acesso ao conhecimento, de transformações das condições sociais e de valorização da educação pública.” Para ela, “ser aluno do Garra é estar lutando por um direito de todos os brasileiros, que é o acesso à educação pública”.

O aluno do curso de História e presidente do Garra, Guilherme Abizaid David, ressalta a história construída ao longo dos anos. “As gestões passadas ajudaram muito a entender como funciona o projeto. Além disso, acredito que vamos ter muito trabalho e alunos e membros extremamente motivados. O ano de 2020 tem tudo para ser muito positivo para o projeto, que quer cada vez mais retribuir para a sociedade o ensino público, gratuito e de qualidade que recebemos.”

Confira o edital na íntegra.

Garra – cursinho popular

contato.projetogarra@gmail.com