Peterson Andrade conversou com os calouros (Foto: Dante Rodrigues)

Os calouros do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora foram recepcionados nesta segunda-feira, 11, pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Em evento que lotou uma das salas da Pitágoras, representantes do DCE e da UFJF-GV deram as boas-vindas aos discentes ingressantes, tiraram dúvidas sobre a rotina acadêmica no ensino superior, apresentaram os coletivos formados por estudantes da instituição e lançaram a 10ª edição da Gincana Solidária.

Em conversa com os mais de 300 calouros, Peterson Andrade, diretor da UFJF-GV, apresentou algumas das conquistas acadêmicas da instituição. “Inúmeros formandos do curso de medicina já passaram em residências, nossa taxa de aprovação nas provas da Ordem dos Advogados do Brasil é uma das maiores do país. As notas dos nossos cursos de Farmácia e Nutrição no Enade foram extremamente positivas, superando as notas dos respectivos cursos no campus sede. Estes são exemplos que demonstram a qualidade da instituição que vocês estão ingressando”. Peterson fez questão de destacar também o protagonismo da atual gestão do DCE nas comissões internas e parabenizou os organizadores pelo evento.

Webert Arão é um dos representantes do DCE em GV (Foto: Dante Rodrigues)

Webert Arão, veterano do curso de Farmácia e um dos representantes do DCE em Governador Valadares, completou a fala do diretor ao destacar a qualidade do ensino no campus “apesar dos problemas de infraestrutura”. “Nosso corpo docente é muito bom. Fiquem felizes. Talvez alguns estejam achando ruim por estarem nesta sala apertada, sentados no chão. Mas saibam que vocês sairão daqui com o diploma de uma universidade muito bacana que vai agregar demais ao currículo de vocês”.

Calouro de Direito, o valadarense Daniel comemorou a oportunidade de cursar o ensino superior perto de casa (Foto: Dante Rodrigues)

Calouro do curso de Direito, Daniel Henrique Mendes dos Santos elogiou a receptividade dos veteranos. “Eu achei incrível o carinho do pessoal ao nos apresentar aos diretórios acadêmicos e ao falar dos detalhes de nossa vida acadêmica. Realmente, estão tendo muito cuidado conosco que estamos chegando agora”. Natural de Governador Valadares, Daniel já percebeu as vantagens de estudar em uma universidade pública perto de casa. “Eu vejo a dificuldade de muitas pessoas que chegam de outras cidades. Problemas de acomodação, deslocamento. Ter esta universidade aqui em GV proporcionou a nós estudantes do município uma facilidade muito grande”.

Lançamento da 10ª Gincana Solidária e Almoço com Cantoria

Almoço com Cantoria reuniu estudantes no primeiro dia de aulas. (Foto: Gabriella Ramos)

Durante a recepção aos calouros, foi lançada a 10ª edição da Gincana Solidária. A competição envolve todos os calouros do campus na arrecadação de alimentos, materiais de limpeza e doações de sangue e cadastro de medula óssea. A gincana é realizada desde 2014 pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) e Diretórios Acadêmicos (DAs) em parceria com o setor de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV. Ao longo de suas nove edições, a Gincana Solidária arrecadou pelo menos 6,5 toneladas de alimentos, além de produtos de limpeza e centenas de cadastros de doadores de sangue. Clique aqui e acesse o regulamento da Gincana.

Estudantes aproveitam almoço com música no RU. (Foto: Gabriella Ramos)

A programação do primeiro dia de aulas teve também muita música, durante o Almoço com Cantoria. A atividade é realizada mensalmente nos Restaurantes Universitários, e reúne calouros, veteranos e servidores em apresentações musicais que deixam muito mais animada a hora do almoço.