Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de novos coordenadores para o Cursinho Popular Garra, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, até às 22h, do próximo dia 5. Inicialmente, estão previstas 20 vagas, sendo divididas entre os departamentos de Ensino; Interpessoal; Captação de Recursos; Comunicação e Imagem; e Tecnologia e Dados, podendo haver mudanças de acordo com a demanda.

As 20 vagas oferecidas estão dispostas da seguinte maneira entre os departamentos: sete para o Interpessoal; cinco  para o de Ensino; Três para o de Tecnologia e Dados; três para o de Captação de Recursos; e as duas restantes para o de Comunicação e Imagem. Além disso, para participar da seleção é necessário que o candidato esteja regularmente matriculado em qualquer curso de graduação – licenciatura ou bacharelado -, ter, no mínimo, 16 anos e possuir disponibilidade de 12 horas semanais.

A seleção será realizada em três etapas, sendo a primeira o preenchimento da ficha de inscrição, que pode ser encontrada no edital; seguido de um estudo de caso, em que o candidato deve propor a resolução de um problema cotidiano do cursinho; e,  posteriormente, entrevista. Todas as etapas têm caráter eliminatório.

De acordo com o presidente da gestão 2021 do Garra, Vinicius Quintiliano da Silva, o edital abre a oportunidade de aprendizado e troca de experiências. “Ser Garra é contribuir com a democratização do acesso ao Ensino Superior Público, porque através do trabalho voluntário temos um duplo impacto. Além disso, a responsabilidade, empatia, liderança, senso crítico, são alguns dos eixos que são desenvolvidos estando no projeto. Além disso, esse desenvolvimento está diretamente ligado aos aspectos profissionais e aos pessoais.”

O resultado do processo seletivo será enviado por e-mail no dia 23 de novembro. As informações sobre os procedimentos para assinatura dos contratos, data de início das atividades e semana de trainee também serão encaminhadas por e-mail aos candidatos aprovados. É importante destacar que podem haver outras chamadas após a primeira convocação, de acordo com o número de vagas não preenchidas.

O Garra

Criado em 2017 com o intuito de democratizar o acesso à Universidade, o curso conta com uma equipe composta inteiramente por voluntários, buscando trabalhar as demandas de processos seletivos como o Enem. Além das aulas preparatórias, são oferecidos materiais didáticos, monitorias, conteúdos complementares e simulados periódicos. O curso é gratuito e voltado para estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas integrais de escolas particulares.

Confira o edital

Outras informações: contato.projetogarra@gmail.com