Vagas são para departamentos de Ensino, Interpessoal, Captação de Recursos, Comunicação e Imagem, e Tecnologia e Dados (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de novos diretores para o Cursinho Popular Garra, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, até às 22h do próximo dia 18. Inicialmente estão previstas cinco vagas para os departamentos de Ensino; Interpessoal; Captação de Recursos; Comunicação e Imagem; e Tecnologia e Dados, podendo haver mudanças de acordo com a demanda.

Confira o edital.

Para participar da seleção é necessário que o candidato esteja regularmente matriculado em qualquer curso de graduação ou pós-graduação da UFJF e tenha a disponibilidade de 12 horas semanais para se dedicar ao projeto.

O processo seletivo será realizado em três etapas, sendo a primeira o preenchimento da ficha de inscrição, seguido de dinâmica em grupo e entrevista. Todas as etapas têm caráter eliminatório.

De acordo com o presidente do Garra, o estudante do curso de Matemática, Vinicius Quintiliano da Silva, o projeto extensionista visa preparar jovens e adultos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de forma gratuita. “Nossa missão é contribuir para a democratização do ensino para as camadas socioeconômicas vulneráveis. O Garra é desenvolvido com o intuito de duplo impacto, onde a gente tem membros impactando a vida de alunos e estudantes impactando a vida dos nossos integrantes.”

Silva também aponta sobre o envolvimento da comunidade acadêmica. “É muito importante contar com a participação de pessoas de dentro da Universidade e que elas estejam dispostas a contribuir para a história do Garra, de uma forma que essas habilidades não sejam adquiridas apenas profissionalmente, mas também de uma maneira em que possamos ver o crescimento pessoal dos integrantes. Buscamos membros que tenham vontade de mudar a vida de alguém e transformá-la através da educação.”

O resultado do processo seletivo será enviado por e-mail na segunda-feira, 5 de outubro. As informações sobre os procedimentos para assinatura dos contratos, data de início das atividades e semana de trainee também serão encaminhadas por e-mail aos candidatos aprovados. Além disso, é importante destacar que podem haver outras chamadas após a primeira convocação, de acordo com o número de vagas não preenchidas.

Confira o Manual do Garra e o Manual do Candidato.

O Garra
Criado em 2017 com o intuito de democratizar o acesso à Universidade, o curso conta com uma equipe composta inteiramente por voluntários, buscando trabalhar as demandas de processos seletivos como o Enem. Além das aulas preparatórias, são oferecidos materiais didáticos, monitorias, conteúdos complementares e simulados periódicos. O curso é gratuito e voltado para estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas integrais de escolas particulares.

E-mail: contato.projetogarra@gmail.com

Facebook: @garracursinhopopular

Instagram: @garra.cursinho

Acompanhe a UFJF nas redes sociais