O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) chamou a atenção da diretoria de Inovação da UFJF (Foto: Miguel Nogueira)

Dedicado a promover a pesquisa e a inovação na área das Ciências da Saúde, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) trabalha não somente baseado na colaboração entre diferentes áreas científicas, como também na parceria com hospitais e com o setor de produção de tecnologia. A iniciativa, liderada pela Universidade do Porto, chamou a atenção do diretor de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ignácio Delgado. Motivado pela possibilidade de articular uma estrutura semelhante na Zona da Mata, Delgado convidou três pesquisadores do i3S para o evento on-line “Inovação em Saúde a partir da interação universidade, empresa e hospitais”, que acontece nesta quarta-feira, 30, às 14h. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas.

O diretor do i3S, Claudio Sunkel, é o responsável por apresentar o instituto durante a ocasião. “O nosso objetivo tem sido estudar os processos biológicos fundamentais, quais são as bases moleculares das doenças que estudamos, e como e podemos aplicar o conhecimento adquirido na prática clínica. Isto nos levou a colaborar com os três hospitais centrais da região, assim como com várias faculdades da Universidade Porto e parceiros na área das indústria da saúde.”

O diretor do i3S, Claudio Sunkel, é convidado de evento on-line que acontece nesta quarta, 30 (Foto: Hybrid Lab Network – i3S)

O pesquisador está presente desde a criação do i3S – inicialmente, Sunkel integrou o projeto como diretor do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), uma das três entidades fundadoras do instituto. “Atualmente, contamos com mais de 450 doutorados integrados em 65 grupos de investigação organizados em três programas: câncer, neurobiologia e doenças neurodegenerativas e infecciosas.” Entre as áreas exploradas dentro dessas divisões, o diretor destaca as aplicações da bioengenharia para a regeneração neuronal e a utilização de nanopartículas para a detecção de câncer gástrico. Sunkel também cita exploração da drug delivery (técnica voltada para ajudar a permeação de substâncias em camadas internas da pele), a utilização de células estaminais para medicina regenerativa e a pesquisa de biomarcadores, tanto para o câncer quanto para doenças neurodegenerativas.

Com o desenvolvimento das atividades do instituto, o trabalho realizado por meio dele resultou no destaque da região como atrativa para projetos na área de saúde. “Isso permitiu estabelecer uma estreita parceria com a Universidade do Porto nas áreas da formação pós-graduada, nomeadamente em cinco programas doutorais que contam com mais de 250 alunos de doutoramento.” Os pesquisadores desenvolvem os projetos de tese nos grupos de investigação do próprio i3S.

O diretor do instituto também compartilha os desafios encontrados durante a trajetória estabelecida pelo i3S, bem como os avanços conquistados para o futuro próximo. “Por uma parte, foi necessário ultrapassar as diferenças de organização e cultura dos três institutos fundadores e ganhar a confiança dos investigadores para que aderissem ao projeto. Em segundo lugar, tem sido importante aprofundar as colaborações com os médicos dos três hospitais da região do Porto, de forma a definir linhas de ação e projetos de investigação que permitam levar os resultados para a clínica. Finalmente, e talvez o desafio mais importante, tem sido o de encontrar as fontes de financiamento que permitam a sustentabilidade do projeto a longo prazo. Neste sentido, temos tido bastante sucesso na angariação de financiamento competitivo nacional e internacional, o que nos permite olhar para os próximos anos com confiança e com a certeza que estamos no caminho certo.”

O pesquisador e diretor do i3S, Claudio Sunkel, é o primeiro convidado previsto na programação do evento “Inovação em Saúde a partir da interação universidade, empresa e hospitais”. A transmissão acontece ao vivo e será transmitida pela plataforma Zoom. É possível inscrever-se e conferir a programação completa, que inclui um momento aberto para perguntas, por meio do Sympla.  O evento é organizado em conjunto pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), o Hospital Universitário (HU) da UFJF, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Programa de Pós-Graduação em Saúde da UFJF e o próprio i3S.