O programa “Na hora do lanche” desta sexta-feira, 25, destaca as adaptações feitas pelo Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), e o protocolo de biossegurança concebido pela comissão interna do Colégio. Aborda ainda a campanha “Setembro Verde, que atenta para a importância da doação de órgãos. 

A transmissão acontece ao vivo, a partir das 15h, no perfil do Instagram da UFJF, com apresentação do estudante de Moda, Nino de Barros.

O João XXIII deu início ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) em agosto de 2020. Para manter a qualidade de ensino e a inclusão de todos os alunos, foram tomadas algumas medidas de adaptação. A diretora de Ensino do Colégio, Margareth Pereira, debate o assunto na live. “Foi um processo gradativo, com ambientação e acolhida aos estudantes e familiares para que pudessem se habituar com a plataforma. Esse procedimento tem sido bastante desafiador, mas também há muito aprendizado”, diz.

Margareth também destaca o movimento do Colégio, juntamente com a Universidade, na perspectiva de atendimento aos alunos que precisam de apoio e de inclusão digital. “Além dos projetos de inclusão da UFJF, temos feito um atendimento com empréstimos de tablets que a escola já disponibilizava presencialmente. Eles foram reconfigurados e estão sendo emprestados para estudantes que precisam.”

A enfermeira Irene Souza também participa do programa para falar sobre os protocolos de biossegurança. “O Colégio vem discutindo e preparando ações para o retorno das atividades presenciais, ainda que de forma gradual e somente quando os indicadores da pandemia permitirem o retorno com segurança para estudantes e trabalhadores. Para isso, foram criadas e implementadas duas comissões internas, que têm discutido ações relacionadas à infraestrutura, biossegurança e acesso digital”, explica.

O Colégio tem cerca de 1.200 estudantes e suas atividades foram suspensas em março, assim como na Universidade.

Doação de órgãos
A campanha nacional do “Setembro Verde” promove ações para conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos. Hélady Pinheiro, tutora da Liga Acadêmica de Transplantes de Tecidos e Órgãos (Latto/UFJF), é a convidada para debater o tema. 

“As pessoas podem doar alguns órgãos em vida, como o rim ou parte do seu fígado, mas a maioria dos transplantes são realizados com doadores falecidos. Isso é possível desde que a pessoa tenha, infelizmente, uma morte onde lesione o sistema nervoso central, e que se tenha uma lesão irreversível no sistema nervoso. Nesse caso, os outros órgãos funcionam por algumas horas e é nesse momento, de muita dor, que as famílias serão consultadas se autorizam a doação dos órgãos do seu parente. Por isso é tão importante esclarecer para a família que você é um doador, para que, quando forem consultados sobre isso, se sintam à vontade para concordar com a doação.”

Clique aqui para saber mais sobre o “Setembro Verde”.

O programa
Desde o início do período de afastamento social e encerramento das atividades presenciais, a UFJF vem adequando e mantendo sua produção acadêmica ativa nos espaços virtuais. O quadro, exibido tradicionalmente no canal do youtube da UFJF, migrou para a rede social Instagram no formato de live. As transmissões são realizadas todas as sextas-feiras, às 15h, no perfil da UFJF. O objetivo principal é apresentar as ações de pesquisa e extensão da instituição.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @UFJF

Twitter: @UFJF_ 

Youtube: TVUFJF