Como alguém aprende? Como resistir aos modos hegemônicos e universais do pensar, do aprender e do existir? Foram essas as perguntas que conduziram a pesquisa realizada pelo mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Pedro Rocha Silveira de Mendonça. O estudante buscou compreender questões pouco contestadas na forma de lecionar, tomando quatro verbos como referência: resistir, variar, aprender e formar. 

O trabalho foi realizado com uma turma de Pedagogia, com aproximadamente 20 alunos e uma professora. Segundo o pesquisador, a principal conclusão do trabalho foi que é possível apostar em outros modos de aprendizagem menos ortodoxos e mais aflorados, sem perder de vista a visão acadêmica. A dissertação convida a pensar na educação em camadas de possibilidades, transformando verdades em questões. 

Segundo apontado na pesquisa, a lógica do ensinamento se dá através dos pensamentos e suas imagens, funcionando por meio da representação, da analogia, da semelhança e da igualdade, produzindo assim algo novo. “Em síntese, eu diria que a pesquisa aposta numa política de narratividade que potencializa os conceitos empregados, que para além de explicá-los, os colocam para operar, funcionar. Apontando para a aproximação do campo da Educação com o da Filosofia da Diferença” explica o mestrando. 

A professora e orientadora do trabalho, Margareth Aparecida Sacramento Rotondo, reitera a importância da dissertação e dos seus resultados. “A pesquisa escapou dos modos hegemônicos de formação com início, meio e fim, processos aliados a uma idealidade ou a uma identidade. Assim, o que se coloca como possibilidade não são resultados e sim os efeitos que produzem. Já que ela pode, com aqueles que se aproximarem, sejam participantes ou futuros leitores, desestabilizar as concepções que se tem do que é se tornar professor ou professora e também, no caso deste trabalho, de como se dá o aprender”.

Contatos:
Pedro Rocha Silveira de Mendonça – Mestranda
pedro.rsm.ufjf@gmail.com

Margareth Aparecida Sacramento Rotondo – Orientadora
margarethrotondo@gmail.com 

Banca examinadora:
Profª. Drª. Margareth Aparecida Sacramento Rotondo (UFJF) – Orientadora
Profª. Drª. Sônia Maria Clareto (UFJF)
Profª. Drª. Kátia Maria Kasper (UFPR)
Prof. Dr. Marcos Vinicius Leite (IF Sudeste MG)

Outras informações: (32) 2102-3665 – Programa de Pós-Graduação em Educação.