Professor Julvan Oliveira: ““O país negou ou invisibilizou os conhecimentos relacionados à intelectualidade africana e da diáspora” (Foto: UFJF)

O Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai realizar durante o mês de setembro uma série de encontros virtuais para debater os “Trajetos da Filosofia Africana em Educação no Brasil”. Ao todo, serão quatro lives no Facebook, com pesquisadores convidados das universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ); Federal de Brasília (UnB) e Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro.  As atividades começam no dia 8. 

Confira a programação completa aqui, e siga o Anime no Facebook e no Instagram

A iniciativa é aberta ao público em geral, e todos os encontros acontecerão às terças-feiras, sempre às 17h30. O professor da Faculdade de Educação, diretor de Ações Afirmativas da UFJF e coordenador do Anime,   Julvan Moreira de Oliveira, explica que o grupo dedica-se às reflexões e pesquisas sobre a Educação em interface com os estudos da Filosofia Africana e do imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora.

“Esses encontros são significativos e necessários neste momento em que se avança nas ações afirmativas, compreendendo também a Educação Básica e Superior como espaços de implantação da cosmovisão africana” – Julvan Oliveira

“Nesse sentido, os encontros virtuais do mês de setembro têm por objetivo construir uma pluriversalização do conhecimento.  Serão discursos epistêmicos, em diferentes vozes protagonistas, para um debate sobre as relações étnico-raciais como algo primordial na produção filosófica”, destaca.

Oliveira acrescenta que  tais questões são latentes na produção e no ensino de Filosofia no Brasil. “O país negou ou invisibilizou os conhecimentos relacionados à intelectualidade africana e da diáspora.  Nesse sentido, esses encontros são significativos e necessários neste momento em que se avança nas ações afirmativas, compreendendo também a Educação Básica e Superior como espaços de implantação da cosmovisão africana, dos conhecimentos tradicionais africanos.”  

AnimeProgramação dos encontros virtuais

Dia: 8 de setembro, às 17h30, no Facebook do Anime 
Tema: “Estudos filosóficos acerca da identidade africana” 
Convidado: Prof. Dr. Luís Thiago Freire Dantas (UERJ) 
Sobre o convidado: Dantas é professor da  Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a tese “Filosofia desde África: perspectivas descoloniais”. Mestre em Filosofia e Especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais pela mesma instituição; licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Dia: 15 de setembro, às 17h30, no Facebook do Anime 
Tema: “A pós-colonialidade na reflexão filosófica”
Convidada: Profa. Dra. Aline Cristina Oliveira do Carmo (Colégio Pedro II)  
Sobre o convidada: Carmo é professora do Colégio Pedro II. É doutora,  mestre e graduada em Filosofia pela UERJ. Também é graduada em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com diploma de postítulo em Direitos Humanos e Processos de Democratização pela Faculdade de Direito da Universidade do Chile (UChile).  Integra a Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras. 

Dia: 22 de setembro, às 17h30, no Facebook do Anime 
Tema: “Infância sob a perspectiva da filosofia afrodiaspórica”
Convidado: Prof. Dr. Renato Noguera (UFRuralRJ) 
Sobre o convidado: Noguera é professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), doutor e graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). É escritor, roteirista e dramaturgo infantil. Dentre suas obras, “Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor”; “O Ensino de Filosofia e a Lei 10.639”; “Assim disseram as crianças: dicionário transdisciplinar ilustrado por palavras filosóficas”; “O samba e a filosofia” e o projeto “Nana & Nilo”,: que envolve livros e vídeos de literatura infantil afro-brasileira.

Dia: 29 de setembro, às 17h30, no Facebook do Anime 
Tema: “Desafios do ensino de filosofia africana”
Convidado: Prof. Dr.  Wanderson Flor do Nascimento (UnB) 
Sobre o convidado:  Nascimento é professor da Universidade de Brasília (UnB),  doutor em Bioética, mestre e graduado em Filosofia, bem como especialista em Ensino de Filosofia pela mesma instituição. Colíder do Grupo de Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde e integrante do Núcleo de Estudos sobre Filosofias Africanas “Exu do Absurdo”.  Dentre suas obras, “Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na educação e no ensino de filosofia no Brasil” e o site “Filosofia Africana”, que reúne obras sobre o campo de estudos no Brasil. 

Saiba mais sobre o Anime:

Anime realiza série de lives sobre ações afirmativas nas universidades
Anime inicia série de lives sobre africanidades nesta terça

Outras informações:  julvan.moreira@ufjf.edu.br