O Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta terça-feira, dia 25, às 17h30, no Facebook, a live  “Epistemologia Afro-brasileira”.  A convidada desta semana é  a professora colaboradora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Vanda Machado

Siga o Anime no Facebook e no Instagram.

O Anime  é coordenado pelo professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF,  Julvan Moreira de Oliveira. O grupo dedica-se às reflexões e estudos sobre a Educação em interface com a Filosofia Africana e o imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora. Este mês os encontros virtuais do Anime tiveram como tema as “Afrobrasilidades: aspectos da Cultura Africana e Afro-brasileira que compõem a identidade brasileira”.  

Confira aqui a programação completa.

Epistemologia Afro-brasileira 

A convidada do Anime desta semana, professora Vanda Machado, é doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a tese “Àqueles que tem na pele a cor da noite – ensinâncias e aprendências com o pensamento africano recriado na diáspora”. E mestra em Educação pela mesma instituição, com a dissertação “Formação de conceitos a partir do universo cultural de crianças afrodescendentes”. 

É idealizadora do Projeto Político Pedagógico Irê Ayó da Escola Eugênia Anna dos Santos, localizada no candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, propiciando o reconhecimento da instituição como referência nacional pelo Ministério da Educação (MEC).  A docente também é referência na elaboração de uma Epistemologia Afro-brasileira, e vem realizando consultorias em vários Estados do Brasil, bem como em diversos países, como Bélgica, Nigéria, Cuba, Portugal e Argentina. 

Integrante  da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), Vanda Machado participou como roteirista do vídeo “O Cuidar nos Terreiros e Saúde”. E coordenou o Projeto Irê Ayó em comunidades quilombolas, desenvolvido em parceria pela Secretaria de Cultura (Secult) e a Fundação Palmares. Também criou e coordenou o Projeto Capoeira Educação para a Paz – Formação para Capoeirista Educadores (Lei 10.639/03) no “Forte de Santo Antônio Além do Carmo”, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia  (Ipac) em parceria com a Secult. Entre as suas obras, destacam-se “Irê Ayo: uma epistemologia afro-brasileira” e “Pele da Cor da Noite”.

Saiba mais sobre o Anime:

“Religiosidade Afro na Herança Cultural Brasileira” é tema de live nesta terça, dia 18

“Pretagogia na Formação da Identidade Negra” é tema de live nesta terça, 11

Escritor Edimilson Pereira participa de live nesta terça, 4

Anime realiza série de lives sobre ações afirmativas nas universidades

Anime inicia série de lives sobre africanidades nesta terça

Outras informações:  julvan.moreira@ufjf.edu.br