Evento é gratuito e voltado para estudantes de Arquitetura da UFJF e de outras faculdades (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do “Seminário Interno de Audiovisual, Arquitetura e Cinema – Nibs.02”, promovido pelo Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (Cacau) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é gratuito e acontece de 26 a 28 de agosto. Podem participar estudantes de Arquitetura da UFJF e de outras faculdades. As vagas são limitadas e devem ser feitas via formulário on-line

O Seminário, organizado pelo Programa de Audiovisual “doCacau”, tem como principal proposta estudar os limites e relações entre as artes. O evento é dividido em três eixos: Imagem, Áudio e Vídeo. A ideia é explorar e investigar o audiovisual enquanto ferramenta no estudo e produção de arquitetura e urbanismo, e entender como cinema e arquitetura performam lado a lado, em uma dinâmica de limites e conexões.

As perguntas que norteiam o evento são parte de questões chave de discussões do Núcleo, como “os engendramentos das artes: arquitetura e cinema”, “o uso do audiovisual na veiculação e prática de arquitetura” e ”o olhar do arquiteto por trás das lentes/a lente do arquiteto”. 

Durante o evento serão apresentadas aulas, palestras, dinâmicas e exibições de filmes; longas e curtas metragens, e os painéis de cada dia. 

Programação
26/08 – Eixo Imagem
No primeiro dia, o eixo Imagem traz o “Painel de Arquitetura e Fotografia”, da fotógrafa de Arquitetura e Interiores, Maíra Acayaba, cujo trabalho já esteve em publicações internacionais, entre revistas, livros e exposições. 

10h – 11h – Abertura do seminário Nibs 0.2
13h30 – 14h30 – A fotografia no Render de Arquitetura, com Yann Okada e Icaro Chagas
14h45 – 15h45 – Croquis Urbanos: O olhar do arquiteto, com Ricardo Lopes
16h00 – 17h00 – Fotografia de Arquitetura, com Bebete Viégas
17h15 – 18h45 – Enquadrando Arquitetura nas Artes Plásticas, com Thiago Berzoini
19h30 – 21h30 – Painel: Fotografia e Arquitetura com Maíra Acayaba

27/08 –  Eixo Áudio
No segundo dia, será gravado ao vivo um podcast, com o tema “O dilema em comunicar Arquitetura e Urbanismo”, com participação do podcast de arquitetura “Arquicast”, que será divulgado através do perfil no Spotify “docaCast” e no canal do YouTube da FAU-UFJF. 

13h30 – 14h30 – Voz e Mediação, com Theresa Medeiros
16h – 18h30 – ‘docaCast – O dilema em Comunicar Arquitetura e Urbanismo’ – com Arquicast.
19h30 – 21h30 – Sessão de Cinema Virtual

28/08 – Eixo Vídeo
No último dia, o “Painel Principal de Arquitetura e Cinema” conta a presença do Festival Internacional de Cinema de Arquitetura, o Archcine, que já apresentou mais de cem filmes do Brasil e do exterior, consolidando-se como uma importante plataforma de difusão audiovisual sobre arquitetura e urbanismo no país. 

13h30 – 15h45 – Duas casas e cidade no meio: notas sobre ‘Parasita’, de Bong Joon-ho
16h – 17h – Roteiro documental, com Cristiano Rodrigues
17h15 – 20h – Painel: Arquitetura e Cinema, com Archicine

O seminário confere certificado, desde que a frequência seja superior a 65% de participação. 

Mais informações
doccacau.ufjf@gmail.com