Episódio piloto, que aborda função social do arquiteto, já está disponível nos canais Youtube, Sportify e Soundcloud (Foto: Arquivo pessoal Bernardo Barcellos)

Com o objetivo de criar um espaço de discussão informal e trazer a perspectiva do estudante frente a professores e à comunidade, foi lançado, neste domingo, 5, o podcast do Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo (Cacau) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O episódio piloto, chamado “Função Social do Arquiteto”, está disponível nos canais do Cacau no YouTube, no Spotify e no Soundcloud.

Segundo o coordenador de internas do Cacau, Bernardo Barcellos, uma das preocupações do Centro é gerar oportunidades e novas perspectivas para os alunos. “O podcast veio mais como uma ação voltada para os alunos do curso, e logo a ideia foi tomando corpo e envergadura. Me lembro de comentarmos no grupo interno do Cacau que seria um momento interessante tanto para o programa crescer, chamando mais alunos, mas principalmente, aproveitar que estávamos em casa, e surgir com algo novo para a comunidade acadêmica.”.

Além de Barcellos, o episódio piloto é apresentado pelo coordenador de Finanças do Cacau, Gabriel Prado, e conta com a participação dos professores das faculdades de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Mauro Campello, e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Marco Romanelli.

O tema tratado é simbólico para estudantes e profissionais da área. “Tratamos das dimensões educacionais, pondo em pauta como o ensino da Arquitetura tem formado profissionais pelas últimas décadas, tateando qual o papel efetivamente do arquiteto na cidade e como se dá essa função, que está por trás de tudo o que realizamos”, ressalta Barcellos.

O podcast conta ainda com roteiro de Marcos Braga, Yann Okada e Maria Eduarda Ribeiro; edição e produção de Luca Raposo, Rachel Oliveira e Jheniffer Oliveira; e divulgação de Rachel Oliveira, Bernardo Barcellos, Mateus Reis, Letícia Santos, Maria Eduarda Ribeiro e Gabriela Vianna.