Já estão abertas as inscrições do edital de bolsas para o programa de apoio à mobilidade internacional de empreendedorismo universitário. Oferecido pela Diretoria de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), elas são destinadas a estudantes de graduação que tenham envolvimento com atividades empreendedoras e de inovação. Os interessados devem se inscrever por e-mail até o 28 de setembro, seguindo as normas e detalhes disponíveis no edital da seleção.

Atividades de empreendedorismo e inovação, são aquelas que se vinculam às empresas juniores, equipes de competição acadêmico-científica e correlatas ou outros projetos de inovação e empreendedorismo devidamente registrados na Diretoria de Inovação. O edital busca promover a interação e o compartilhamento de experiências de empreendedorismo e inovação dos estudantes da UFJF e do exterior. As opções de destino incluem África, América Central e México, América do Norte (EUA e Canadá), América do Sul, Ásia, e Europa. Os valores das bolsas variam conforme a região.

Segundo o diretor de Inovação, Ignácio Delgado, a seleção é uma oportunidade de viabilizar o intercâmbio voltado para empreendedorismo e inovação.“Vários projetos desenvolvidos pelos estudantes não possuem caráter apenas acadêmico, mas são atividades que têm este perfil mais conectado ao empreendedorismo. O edital cria a possibilidade de um aprendizado envolvendo atividades de empreendedorismo e inovação, sendo que o contato com o conhecimento de outras culturas enriquecem a formação no geral.”

Os critérios para concessão da bolsa incluem maior tempo de estada em atividade de empreendedorismo na UFJF, em movimentos de empresas juniores ou em outras iniciativas que abranjam empreendedorismo e inovação, e maior tempo no curso de graduação. A aprovação e inscrição em programa de mobilidade internacional, associado a atividades de empreendedorismo e inovação, também serão quesitos para avaliação. Além disso, será levado em conta o mérito acadêmico comprovado por meio do Lattes ou do desempenho no curso.

Para documentação necessária, instruções, prazos e recursos acesse o edital. O resultado será divulgado na página do Critt.

Outras informações: (32) 2102-3435 (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia)