Evento tem início na segunda-feira, 24 de agosto, e atividades acontecem exclusivamente via on-line  (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Na próxima segunda-feira, 24, tem início a “Semana Facc 2020”, evento anual da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participam da abertura o reitor da UFJF, Marcus David, e a vice-diretora da Facc, Cristina Dusi. Neste ano, as atividades acontecem via on-line, devido à pandemia da Covid-19. A programação completa e as inscrições já estão disponíveis no site da Facc.

De acordo com a professora da Facc e organizadora do evento, Elisângela Silva, a edição deste ano reflete, em grande medida, a preocupação acerca dos afetamentos produzidos pela pandemia da Covid-19 no universo empresarial e organizacional. “Entender a situação na qual as empresas se encontram, considerando-se os diferentes mercados e segmentos, é chave importante para produzir respostas de enfrentamento aos problemas, bem como em possibilidades de superação e crescimento.”, explica.

A Semana Facc 2020 se estende até a sexta-feira, 28, e é aberta à comunidade acadêmica da UFJF. As palestras abordam temas como saúde mental e motivação em tempos de pandemia, avaliação econômica de tecnologias em saúde, finanças de clubes de futebol e gestão financeira das organizações públicas. O evento conta também com um diálogo com Hugo Siqueira e Vitor Leonel, empresários de sucesso de Juiz de Fora. A programação na íntegra também pode ser encontrada no Instagram.

Sobre as escolhas dos temas, Elisângela explica que a Comissão da Semana Facc, constituída por alunos e professores, realizou três levantamentos distintos, utilizando meios eletrônicos. “Assim, professores, alunos e a própria comissão produziram sugestões. Ao fim, os temas identificados e mais votados foram eleitos para compor a programação.”

A professora acredita que, embora a realização da Semana na atual conjuntura seja um grande desafio em termos operacionais, o evento é extremamente importante e simbólico. “Há algum tempo o conhecimento científico e o papel das universidades têm sido interrogados por diversos grupos sociais, o que é considerado um exercício necessário e contínuo. Contudo, é importante destacar que o desenvolvimento do conhecimento ocorre de um modo que nem sempre se torna acessível e compreensível a todos. Eventos como a Semana Facc demonstram que perceber universidade e sociedade como mundos distintos é um mito infundado, e que, dada as circunstâncias, aprofundar a interação entre essas duas esferas sociais parece ser o caminho para a construção de um conhecimento significativo.”