“A Presença Negra nas Universidades Públicas” é o tema da live desta sexta-feira, dia 31, às 17h30, promovida pelo Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime), em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Última live será conduzida pelo professor, coordenador do Anime e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira (Foto: UFJF)

Esta será a quinta e última transmissão ao vivo dos “Encontros de Formação: a Política de Ações Afirmativas”, no Instagram do Anime. Ao todo, serão realizadas cinco lives com pesquisadores convidados de várias instituições de ensino do país.

Confira aqui a programação completa do evento e assista aos encontros anteriores no Instagram do Anime.

Nesta sexta-feira, 31, a live será conduzida pelo professor da Faculdade de Educação, coordenador do Anime e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira.  O pesquisador é graduado em Teologia e Filosofia,  mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Oliveira também integra a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e é articulista da Rede Iberomericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones.

Fomentar reflexões acerca das políticas afirmativas

Ações afirmativas são políticas públicas elaboradas com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

Os encontros, além de contribuir com a reflexão sobre a política de ações afirmativas [cotas], especialmente a destinada a negros, que é a maior causadora de polêmicas, também abordaram quem são esses potenciais beneficiários de tais ações afirmativas, muitas vezes estudantes negros do ensino médio que desconhecem os seus direitos e que perdem a oportunidade de ingresso nas universidades”, ressalta Julvan Oliveira.

O diretor de Ações Afirmativas acrescenta que “é importante alcançar os professores e diretores da Rede Básica, pois são esses profissionais os principais influenciadores que podem contribuir para que esses estudantes continuem sua trajetória em instituições de ensino superior públicas, gratuitas e de qualidade”, pontua.

Embora adotadas pela Índia na década de 1940 e pelos Estados Unidos na década de 1960, no Brasil a política de cotas nas instituições federais de ensino superior só foi implementada em 2012.

“Somente em 2012, mesmo diante da realidade de desigualdade econômico-social entre brancos e negros em nosso país. E, ainda é uma política que vem sendo atacada diuturnamente. Daí a importância desses encontros, pois ainda é um tema bastante atual, no momento em que se discute sobre ‘vidas negras importam’, pois as cotas são importantes políticas de inclusão na sociedade brasileira”, conclui Oliveira.

Saiba mais:

“A Gestão Universitária e a Lei de Cotas” é tema de live nesta terça, 28

“A Democratização da Educação Superior” é tema de live nesta terça, 21

“As Cotas e a Interseccionalidade Gênero, Raça e Classe” é tema de live nesta terça, 14

“Bancas de Verificação das Autodeclarações” é tema de live nesta terça, 7

Anime realiza série de lives sobre ações afirmativas nas universidades

Outras informações:

Siga o Anime no Instagram