O Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime), em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), inicia nesta terça-feira, dia 7, uma série de encontros virtuais para debater a política de cotas nas universidades públicas brasileiras. Ao todo, serão cinco lives no Instagram, com pesquisadores convidados de várias instituições de ensino do país: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e UFJF.

Siga o Anime no Instagram

A iniciativa é aberta ao público em geral e os interessados em receber certificação pela participação no evento devem realizar inscrição através de formulário eletrônico. Só serão conferidos certificados aos participantes dos cinco encontros remotos.

Faça aqui a sua inscrição

O Anime tem coordenação do professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF,  Julvan Moreira de Oliveira. O grupo dedica-se às reflexões e pesquisas sobre a Educação em interface com os estudos da Filosofia Africana e do imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora.

Confira aqui a programação completa das transmissões ao vivo do Anime.

Fomentar reflexões sobre as ações afirmativas

Ações afirmativas são políticas públicas elaboradas com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

Os encontros, além de contribuir com a reflexão sobre a política de ações afirmativas [cotas], especialmente a destinada a negros, que é a maior causadora de polêmicas, também abordarão quem são esses potenciais beneficiários de tais ações afirmativas, muitas vezes estudantes negros do ensino médio que desconhecem os seus direitos e que perdem a oportunidade de ingresso nas universidades”, ressalta Julvan Oliveira.

Organização do evento é do Grupo Anime, coordenado pelo professor e diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O professor e diretor de Ações Afirmativas acrescenta que, além de estudantes do ensino médio das escolas públicas, as transmissões ao vivo têm como público-alvo estudantes e professores da Rede Básica; pesquisadores da temática; professores e estudantes do ensino superior; técnico-administrativos em educação; e integrantes de bancas de heteroidentificação.

“As Bancas de Verificação das Autodeclarações”

Nesta terça-feira, 7, a primeira transmissão ao vivo acontece às 17h30, e tem como tema “As Bancas de Verificação das Autodeclarações”. O convidado é o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Juarez Tadeu de Paula Xavier. O pesquisador é jornalista, doutor e mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP). Xavier também preside a Comissão de Averiguação das Autodeclarações de pretos, pardos e indígenas da Unesp e coordena o Núcleo Negro Unesp para a Pesquisa e Extensão (Nupe).

Saiba mais: Anime realiza série de lives sobre ações afirmativas nas universidades

Outras informações:  julvan.moreira@ufjf.edu.br