Evento acontece via on-line e visa apresentar o projeto e debater o cenário nos tempos de isolamento social (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Com o intuito de atender toda a comunidade acadêmica, o cursinho popular Garra, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza, nos dias 5 e 6 de agosto, o 1º Simpósio do Garra sobre Educação.  O evento é on-line e visa apresentar o projeto de extensão e debater o cenário nos tempos de pandemia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até terça-feira, 28 de julho.

O Simpósio conta com palestras e rodas de conversa com especialistas. No primeiro dia, os professores Eduardo Berrére, da UFJF, e Maisa de Oliveira e Elen Machado, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), abordam o funcionamento do ensino remoto nas universidades públicas e as diferenças para o ensino presencial. 

Já no dia 6, os convidados Douglas Jun, Lola Ferreira, Pedro Rennó e Rafael Vitoi participam da roda de conversa “Como romper as barreiras na democratização do acesso ao Ensino Superior”. Em seguida, os professores da Faculdade de Educação da UFJF, André Martins e Núbia Schaper, debatem o cenário educacional durante e após pandemia.

De acordo com o estudante de Ciências Biológicas da UFJF e diretor de Capacitação de Recursos do Garra, Luís Toledo Júnior, a ideia do evento surgiu no final do ano passado, com o objetivo de atrair o público da Universidade e apresentar o cursinho. “No início, o projeto seria presencial, mas com a pandemia adiamos a ideia; ela reacendeu quando vi outras instituições com propostas semelhantes. Queríamos um tema que estivesse relacionado ao nosso projeto. Como estamos em período de isolamento social e novas medidas educacionais estão sendo adotadas, acreditamos que falar sobre educação seria de utilidade a todos”.

Toledo ressalta a importância de falar sobre o tema para além da Universidade. “Acreditamos muito que debater a educação seja algo que devemos fazer sempre. Cada pessoa e lugar tem uma perspectiva e realidade diferente, e isso é maravilhoso. No evento teremos pessoas de diversos lugares e elas podem contribuir com suas visões. Estávamos enfrentando alguns obstáculos atualmente, e penso que seja necessário esse debate, essa troca de ideias e especialmente união.”

Os participantes recebem certificado. 

Sobre o Garra
O cursinho popular, projeto de extensão da UFJF, está em seu quarto ano de atividade e conta atualmente com 58 bolsistas e voluntários e 62 alunos matriculados, com média de idade de 25 anos . A iniciativa é gerida, em grande parte, por alunos da instituição e visa a oferecer mais oportunidades de ingresso em universidades através de aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os próprios alunos da UFJF são divididos em professores, monitores, coordenadores e diretores.

De acordo com o coordenador de Ações de Extensão da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Diogo Mendes, o projeto busca democratizar o acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade para uma parcela da população, que passa a ter oportunidade de frequentar um curso preparatório gratuito. “A importância do projeto fica em evidência ao constatarmos que, desde maio de 2017, quando o Garra começou, 37 estudantes que passaram pelo projeto obtiveram aprovação na UFJF. Alguns destes inclusive, motivados pelo trabalho desenvolvido, tornaram-se integrantes da equipe do Garra. Números como estes demonstram o sucesso dessa iniciativa”, destaca.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a rotina do cursinho foi totalmente modificada. As atividades estão sendo realizadas de forma remota e foram adotadas ferramentas para que alunos e membros pudessem continuar a rotina.

Outras informações
@garra.cursinho