Live promovida pelo Cead acontece nesta quinta, a partir das 16h, no Instagram (Imagem: Unsplash)

“Como os Ecossistemas de Inovação podem contribuir com soluções tecnológicas para o combate ao Covid-19” é o tema da edição desta quinta-feira, 23, do “Fala quem sabe Live”, promovida pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A transmissão ao vivo pelo Instagram acontece a partir das 16h.

A discussão conta com a presença de Leonardo Frossard, economista do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, doutorando em Propriedade Intelectual e Inovação no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e assessor de Projetos da Diretoria de Inovação da UFJF.

O objetivo é abordar o papel dos atores dos ecossistemas de inovação no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o combate à pandemia do Covid-19. “Estes ecossistemas (universidades, centros de pesquisa, governos, empresas, investidores, núcleos de inovação tecnológica, incubadoras e aceleradoras de empresas) podem contribuir muito para o desenvolvimento de pesquisas e inovação. A UFJF, por meio, de seus pesquisadores, professores, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e alunos vem desenvolvendo diversas análises e soluções para contribuir com este momento”, ressalta Frossard.

Ele observa também que nesse momento de pandemia e com restrições quanto a participação em eventos e cursos, diversos setores tiveram que se reinventar. “No caso da educação, as lives e as plataformas de comunicação são ótimos instrumentos para a continuidade de repasse de informações e de conteúdo educacional.”

Áudios e vídeos
As lives do projeto “Fala quem sabe Live” são mediadas pelo professor do Departamento de Ciências Administrativistas da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) e coordenador de Extensão do Cead/UFJF, Anderson Castanha. Os áudios de todos os debates ficam disponíveis na Radioweb Cead/UFJF, semanalmente, para todos os interessados. Os vídeos ficam disponíveis no site do Cead ou no aplicativo para smartphone. Para baixar o aplicativo da rádio no celular, basta ir em Play Store, buscar por “Radioweb Cead” e instalar.