Primeiro vídeo do grupo abordou como o descarte irregular de lixo impacta a fauna marinha (Foto: Cedric Frixon/Unsplash)

O Grupo de Estudos de Zoologia (GEZ) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF vem se reinventando em tempos de pandemia. Os integrantes do projeto conceberam a iniciativa “Divulgando Ciência”, que busca democratizar o acesso às pesquisas e aos trabalhos desenvolvidos na área de Zoologia. Por meio de vídeos postados no canal oficial do grupo no Youtube, os participantes publicam produções cujo objetivo é comunicar o conhecimento científico em uma linguagem coloquial. 

O projeto é orientado pelo professor André Guaraldo. Segundo o pesquisador, o conteúdo do Divulgando Ciência “contempla a ecologia de animais, bem como seus comportamentos, fisiologias e conservação”. O primeiro vídeo foi publicado na última sexta-feira, 10, com o tema  “Ingestão de plástico pela Tartaruga-verde”. Nesse primeiro trabalho, o grupo explica, de forma simplificada, o quão prejudicial é o descarte irregular de lixos e como essa atitude pode afetar a fauna marinha; nesse caso, as tartarugas. Os vídeos serão lançados quinzenalmente. 

Em tempos de distanciamento imposto pela pandemia e recomendado por órgãos de saúde em todo o mundo, o GEZ precisou adaptar as atividades desenvolvidas pelo grupo. Guaraldo conta que alguns aplicativos e sites facilitam a vida para quem está de casa, mas não deixa de ser difícil desempenhar o trabalho longe da sala de aula e dos laboratórios. Mas os esforços e a dedicação, segundo ele, são os mesmos de antes. “Em uma reunião inicial, o grupo delibera sobre o artigo científico a ser divulgado, considerando sua relevância para o público e as tendências da mídia no momento. Nas etapas seguintes, o grupo se divide em equipes para realizar entrevistas com os autores, estruturar um roteiro para a narração, fazer a curadoria de imagens e sons, criar o vídeo em si e preparar os textos de divulgação que serão postados nas mídias sociais.” Entre todos esses estágios, há vários momentos em que o trabalho passa por revisões e críticas de todos os participantes. 

O aluno de Ciências Biológicas, Arthur Loures, conta que participa do GEZ desde o primeiro período da graduação e, ao saber da oportunidade do projeto de divulgação científica, logo se interessou. Para ele, atuar dessa forma “é um importante meio de aproximação do mundo acadêmico com a sociedade”. Loures ainda ressalta a importância da dedicação para comunicar pesquisas para, assim, torná-las acessíveis e evitar contextos como o descrédito de autoridades científicas sobre o novo coronavírus. 

Outro caso de estudante que identificou-se com o projeto foi o de Larissa Gomez, também discente de Ciências Biológicas. Ela conta que é muito gratificante participar da iniciativa Divulgando Ciência, principalmente quando recebe retorno de quem assistiu o trabalho. “Nós recebemos feedbacks de vários professores dos ensinos fundamental e médio, dizendo que usarão nosso vídeo como recurso didático nas aulas. Foi como uma injeção de ânimo para nós.” Gomez salientou que uma das suas maiores motivações é divulgar a necessidade da preservação ambiental, de modo que isso inspire mais pessoas a se engajarem pela causa.

Outras informações:
Canal do Grupo de Estudos de Zoologia
Instagram do Grupo de Estudos de Zoologia