Sorteados podem verificar alocação no Siga e no site da Copese (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Nova data para a aplicação do Exame será definida conforme os ajustes dos calendários acadêmicos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou para 2021 a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2020. A avaliação estava prevista para 22 de novembro deste ano. O adiamento se deve às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, com impacto no cronograma de aulas das instituições de Ensino Superior de todo o país. 

De acordo com o Inep, a nova data será definida conforme os ajustes dos calendários acadêmicos. Para a diretora de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Michèle Farage, assim como as demais ações de avaliação externa de cursos já haviam sido suspensas em março, o adiamento do Exame já era esperado. “O que se anuncia não é o cancelamento da avaliação dos cursos do ciclo atual, mas o adiamento para data a definir, de acordo com o retorno das atividades de ensino nas instituições do país”, explica.

O Enade 2020 será aplicado para estudantes de cursos vinculados a 30 áreas que compõem o Ano II do Ciclo Avaliativo do Exame, que tem foco bacharelados e licenciaturas de Ciências Exatas e áreas afins e, no caso dos cursos superiores de Tecnologia, nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produto Industrial.

Enade
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enade é componente curricular obrigatório e compete às instituições realizarem o Relatório de Estudantes em Situação Regular, que será atestado pelo Inep. A irregularidade impede a colação de grau e a emissão do diploma do estudante nesta situação. 

Outras informações
Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)