O Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta terça-feira, dia 16, às 17h30, a segunda transmissão ao vivo.  O convidado deste encontro é o professor da Universidade Save (Moçambique), Gregório Adélio Mangana, que falará sobre a filosofia africana e o projeto identitário.

Siga o Anime no Instagram

Mangana leciona filosofia africana e filosofia da interculturalidade. É membro da African Association for the Study of Indigenous Knowledge Systems; e participa da pesquisa “Prospecção de riscos sociais”, na Universidade Técnica de Moçambique. Entre os anos de 2011 e 2013, também atuou como pesquisador do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane.  

Em 2016, em parceria com Anselmo Panse Chizenga, Mangana publicou o artigo “A Filosofia Africana e o Projeto Identitário: Perspectivas e Desafios da Educação no Contexto da Globalização”, no dossiê ‘Trajeto das Africanidades em Educação’, da Revista Educação em Foco, do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF. A publicação foi premiada no Concurso de Periódicos da Educação, organizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi) e Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped). 

Estudos da Filosofia Africana e do Imaginário Afro-brasileiro

O Anime é coordenado pelo professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira. De acordo com o pesquisador, o evento desta terça-feira, 16, integra uma série de quatro encontros para o debate acerca da filosofia africana e do imaginário afro-brasileiro. 

Confira a programação completa dos encontros virtuais do Anime

Julvan Oliveira: “Objetivo do grupo é refletir e pesquisar a educação em interface com os estudos da filosofia africana e do imaginário africano.” (Foto: Alexandre Dornelas)

“O objetivo do grupo é refletir e pesquisar a educação em interface com os estudos da filosofia africana e do imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora. Pretende-se fortalecer os direitos da população negra e as ações educativas no combate ao racismo e às discriminações, compreendendo as africanidades presentes na cultura brasileira”, explica Oliveira.

“As Guerreiras da Sala de Aula”

A primeira live do Anime, realizada em 9 de junho,  teve como tema “As Guerreiras da Sala de Aula: empoderamento de estudantes negras/os na escola pública”, com a participação da professora da University of Texas (EUA), pesquisadora das  africanidades e da antropologia do imaginário, Andréia Lisboa de Sousa Johnson.

Confira o evento gravado na íntegra: Aula 1, Aula 2.

As lives promovidas pelo Anime acontecem sempre às terças-feiras, às 17h30, até o final deste mês, no Instagram

Saiba mais: 

Anime inicia série de lives sobre africanidades nesta terça, 9

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br