A impossibilidade de sediar um evento físico não foi um empecilho para a mobilização de uma rede global de pesquisadores para o International FrameNet Workshop (IFNW) 2020. O evento conta com a organização e a participação do laboratório FrameNet Brasil, grupo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que estuda a linguagem a partir de modelos computacionais, promovendo o trabalho conjunto entre pesquisadores de Linguística e de Ciência da Computação.

Ao invés de optar pelo modelo clássico de duração de eventos, concentrando a programação em um número seguido de horas ou dias, o IFNW foi reestruturado para acontecer semanalmente durante o mês de junho, sempre às terças-feiras. O professor da UFJF e coordenador do laboratório FrameNet Brasil, Tiago Torrent, pondera que a adaptação para uma plataforma online, embora signifique a ausência das interações feitas pessoalmente com demais pesquisadores, resultou em um número recorde de público inscrito para as apresentações. Até o momento, o evento contou com participantes de diversos países além do Brasil, como Estados Unidos (EUA), Suécia, Alemanha, Grécia, Uzbequistão, Rússia e Japão.

Online e gratuito
A programação completa está disponível online, no site oficial do workshop. Também por meio dele, é possível inscrever-se gratuitamente para participar de apresentações e discussões do evento. Os interessados devem registrar-se com antecedência para receber um link e uma senha para as exposições online, sediadas na plataforma Zoom.

“A transmissão via streaming não permite que os participantes interajam e discutam com os apresentadores de forma coletiva. O evento sempre foi tradicionalmente aberto ao debate engajado e reduzir essa possibilidade a perguntas enviadas por escrito em um chat não casaria muito com o perfil do evento”, argumenta o pesquisador Tiago Torrent, que também integra a organização do IFNW 2020. O evento já foi sediado anteriormente na própria UFJF e a edição deste ano estava programada para acontecer na cidade de Marselha, na França.

Próximas apresentações
No dia 9, terça-feira, às 13h, o IFNW sedia a apresentação de um trabalho derivado da pesquisa desenvolvida pelo doutorando Fred Belcavello, integrante do laboratório FrameNet Brasil que, atualmente, está nos EUA como parte do programa de doutorado sanduíche. “Nas framenets do mundo todo, trabalha-se com a anotação computacional de textos. Aqui na FrameNet Brasil anotamos também objetos multimodais, ou seja, peças que fazem uso de mais de uma modalidade de comunicação”, explica Torrent. No caso do trabalho inserido na programação, de acordo com o pesquisador, será demonstrado parte de um programa de pesquisa que possui grande potencial de inovação a nível mundial.

FrameNet Brasil
O laboratório FrameNet Brasil de Linguística Computacional da UFJF, criado em 2008, é reconhecido por seu alcance internacional, tanto em eventos científicos quanto em parcerias com universidades estrangeiras e participações em iniciativas como o Google Summer of Code. O coordenador do laboratório, Tiago Torrent, reforça o esforço dos pesquisadores para alcançar essa relevância e participar da organização de eventos globais. “Desempenhar esse papel de liderança, para um laboratório de uma universidade brasileira do interior, é, ao mesmo tempo, algo de que muito nos orgulhamos e um desenvolvimento natural do lema desta universidade: Lumina spargere”. A expressão em latim, que estampa o brasão da UFJF, significa espalhar luzes, em referência ao compartilhamento do conhecimento.