Com o objetivo de discutir aspectos relacionados a pesquisa nas áreas de Gramática das Construções e Semântica de Frames, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, entre os próximos dias 5 e 7 de outubro, a 9th International Conference on Construction Grammar (9º Conferência Internacional de Gramática das Construções). Esse é o maior fórum mundial de discussão na área, sendo que ele acontece de dois em dois anos em diferentes países do mundo.

jerry4

Pesquisador Jerome Feldman vai apresentar estudos que mostram de que maneira a gramática das construções pode ser usada no desenvolvimento da inteligência artificial. (Foto:Reprodução Rede Social)

Sediado pela primeira vez em um país do hemisfério sul, a Conferência Internacional de Gramática das Construções vai contar com 135 trabalhos, entre eles sessões temáticas, workshops e conferências plenárias com professores de universidades internacionais, como: Friedrich-Alexander-Universität Erlangen (Nuremberg), Université de Neuchâtel (Suíça) e University of California (Estados Unidos). Entre os palestrantes, o pesquisador Jerome Feldman (International Computer Science Institute) vai apresentar estudos que mostram de que maneira a gramática das construções pode ser usada no desenvolvimento da comunicação com robôs e na inteligência artificial.

Junto com a Conferência Internacional, nos dias 8 e 9, também ocorre o Workshop Internacional da FrameNet, projeto mundial que busca desenvolver soluções computacionais para a Compreensão de Língua Natural com base na Semântica de Frames e na Gramática das Construções. Com o laboratório brasileiro sediado na UFJF, o workshop vai reunir pesquisadores de diversos países do mundo, como: Suécia, China, Letônia e Estados Unidos.

Para o presidente da comissão organizadora do evento e professor da UFJF, Tiago Torrent, a oportunidade de sediar essa conferência coloca a Universidade no mapa das pesquisas realizadas na área da gramática das construções e colabora para a visibilidade das pesquisas realizadas na instituição. “Essa é uma chance enorme para os alunos de pós-graduação brasileiros terem contato com esse campo de pesquisa e, ao mesmo tempo, mostrar como os estudos realizados aqui dialogam com o que vem sendo feito ao redor do mundo”, afirma Tiago.

A 9ª Conferencia Internacional de Gramática das Construções acontece entre os dias 5 e 7 de outubro no Independência Trade Hotel.

Outras Informações:

9th International Conference on Construction