Profissionais da UFJF receberam doação do Colégio Equipe (Foto: Divulgação)

Profissionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dedicados aos testes para diagnóstico de Covid-19, receberam a doação de 40 macacões de proteção feita pelo Colégio Equipe. “Os equipamentos são reutilizáveis e, portanto, têm maior duração desde que adotados os processos de higienização”, explica o diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Lyderson Viccini.

Os macacões de proteção individual são aprovados para a segurança dos usuários em procedimentos como o processamento de exames de Covid-19.  “Eles devem ser utilizados tanto nos testes quanto, possivelmente, pela equipe de coleta de amostras”, elabora Viccini. Desde 17 de abril, a UFJF, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, recebe amostras para realizar testes para o diagnóstico de Covid-19. São dois laboratórios qualificados para efetuar os exames, um no Instituto de Ciências Biológicas e outro na Faculdade de Farmácia. Somada, a capacidade de ambos é de cem testes diários, com o resultado disponível em até 48 horas após o recebimento das amostras dos pacientes.

Os laboratórios passaram por uma inspeção da Vigilância Sanitária e foram devidamente credenciados, recebendo alvará para o funcionamento e efetivação dos testes.  Ambos também receberam o certificado de qualidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Sendo assim, os resultados obtidos pelos testes realizados no campus são lançados diretamente no sistema de gestão de resultados do estado e permanecem contabilizados nas estatísticas oficiais, diminuindo o quadro de subnotificação da doença no município e na região.