Instituição vai produzir testes para diagnóstico do novo coronavírus (Foto: PJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) assinou convênio com a Prefeitura da cidade, nesta quarta-feira, 15, institucionalizando várias parcerias que envolvem pesquisas, produção de insumos e a realização de testes para diagnóstico do novo coronavírus. O reitor Marcus David anunciou a entrada em funcionamento de dois laboratórios para a realização de 100 testes diários, 50 em cada um desses espaços. Ele também confirmou o esforço da instituição em conseguir mais insumos e kits para testagem.

O reitor destacou a importância de realizar essas ações em conjunto com a Prefeitura. “A Universidade está colocando seu contingente de pesquisadores e pesquisadoras para contribuir nessa crise. A comunidade acadêmica se envolveu e só faria sentido atuar em sintonia com o município. Já havíamos colocado nossa estrutura à disposição da Prefeitura, como o estudo técnico para fazer a gestão do avanço da epidemia no município e a produção de álcool em gel na Farmácia Universitária. A partir desta quinta, 16, passamos a realizar os testes da Covid-19 em nossos laboratórios.”

O prefeito Antônio Almas ressaltou que a UFJF tem sido uma parceira fundamental desde o início da crise. Marcus David enfatizou que a UFJF não poderia ficar parada diante da crise vivida no país e que todos os esforços estão sendo feitos pela instituição para contribuir com a comunidade.

O reitor ainda considerou acertada a decisão da Prefeitura em decretar o isolamento social na cidade. “A única forma de combatermos a perda de vidas é manter o isolamento. Precisamos que as pessoas continuem em casa para podermos dar um passo adiante. Estamos pesquisando o momento correto de dar esse passo. É uma decisão que precisa ser embasada cientificamente.”

Universidade integra comitê municipal

Antes da assinatura do convênio, o reitor da UFJF participou de uma reunião a convite do prefeito Almas. Dela participaram entidades, representantes de hospitais, do comércio e empresários. Marcus David foi convidado a participar do comitê de crise criado pelo poder público municipal, incluindo a Universidade nessa força tarefa. O reitor aceitou e disse que a UFJF está pronta para responder, como sempre fez, a tudo que for demandado.