Grupo de pesquisa divulga orientações para organizar orçamentos domésticos (Foto: Fabian Blank)

Com o intuito de instruir a população sobre educação financeira durante a pandemia do coronavírus, o grupo “Pesquisa de ponta” está desenvolvendo uma série de conteúdos, veiculados em redes sociais, sobre como estabelecer um planejamento financeiro e organizar um orçamento doméstico durante o período de distanciamento social. Além de veicular informações sobre economia, as ações do grupo também são planejadas para acessibilizar recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos os materiais são disponibilizados em plataformas digitais, por meio de e-mail, WhatsApp e Youtube.

O pesquisador Marco Aurélio Kistemann Júnior, líder do grupo e professor do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICE), aponta que o período da pandemia evidenciou determinados hábitos de consumo e apresenta o planejamento econômico como um aliado dos consumidores. “Crises econômicas revelam que muitos não se preparam para períodos críticos e isso ocorre, em parte, devido a uma ainda incipiente educação financeira.” Segundo Kistemann, embora a grande maioria dos cidadãos enfrente dificuldades com orçamento durante a pandemia, são os trabalhadores informais os mais afetados pela crise.

Pesquisa de Ponta
O grupo foi criado em 2011, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e é vinculado ao Departamento de Matemática. Entre seus objetivos, estão a divulgação de ações de vários educadores matemáticos em pesquisas realizadas com temas relacionados a Educação Financeira Escolar, Avaliação, Inclusão e Justiça Social. Suas pesquisas, nacionais e internacionais, têm servido como base para orientar pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de promover ações em projetos de extensão universitária.