O projeto de extensão “Matemática para Deficientes Visuais” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe inscrições  até o dia 2 de setembro para a oficina “Soroban: soma de números naturais”.  A atividade gratuita será realizada de modo virtual, na plataforma Google Meet,  em 4 de setembro, das 16h às 18h.

Os interessados em participar devem encaminhar mensagem ao e-mail matematicadeficientesvisuais@gmail.com.  A vice-coordenadora do projeto de extensão e professora do Departamento de Matemática da UFJF, Ana Tércia Monteiro Oliveira, destaca que o público-alvo da oficina são professores de Matemática  da Educação Básica e graduandos dos cursos de Matemática e Pedagogia.

Professora Ana Tércia: “Educação é um direito de todos e a inclusão é fundamental para que esse direito se aplique” (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Soroban é uma ferramenta útil no cálculo de operações básicas. Além disso, é um recurso inclusivo nas aulas com alunos deficientes visuais.  A oficina é inspirada numa cartilha de uso do Soroban que está sendo produzida pela aluna do curso de Licenciatura em Matemática integral Bruna dos Santos Costa e Veiga sob minha orientação”, explica a docente.

“Educação é um direito de todos”

O projeto de extensão “Matemática para Deficientes Visuais”  foi criado há três anos. A equipe é formada por cinco professores do Departamento de Matemática da UFJF –  Sofia Carolina da Costa Melo, Ana Tércia Monteiro Oliveira, Laura Senos Fernandes, Nelson Dantas Louza Júnior e Tatiana Aparecida Gouveia, além de graduandos bolsistas da modalidade Treinamento Profissional.

“É de extrema importância que o aprendizado chegue de forma inclusiva aos mais de 6,5 milhões de deficientes visuais brasileiros” – Ana Tércia

“Educação é um direito de todos e a inclusão é fundamental para que esse direito se aplique. Pensando na Matemática como presente e essencial no dia a dia de todos, é de extrema importância que o aprendizado chegue de forma inclusiva aos mais de 6,5 milhões de deficientes visuais brasileiros [dados do censo de 2010 do IBGE], contribuindo para um ensino de qualidade e igual para todos”, ressalta a professora Ana Tércia.

Ainda de acordo com a docente, os bolsistas do projeto de extensão atuam, especialmente, no estudo de estratégias para o ensino da Matemática a estudantes deficientes visuais matriculados no 6° e 7° anos da Educação Básica.

Outras informações: matematicadeficientesvisuais@gmail.com e imprensa@comunicacao.ufjf.br