A Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nesta sexta-feira, dia 22, e na sexta-feira da próxima semana, 29, uma roda de conversa com os trabalhadores da Universidade sobre a meditação Vispassana, uma das mais antigas técnicas criada na Índia. Os encontros acontecem às 14h; nesta semana, ele será realizado na sede do Nates e, na semana que vem, na sede do Cossbe. Para o segundo encontro ainda há vagas.

A iniciativa faz parte do projeto Encontros da Saúde: Práticas Educativas e Reflexões de Promoção à Saúde no Trabalho, que integra o Programa para a Qualidade de Vida no Trabalho dos Servidores Públicos Federais da UFJF (Pro-vida). Além dos encontros deste mês para discutir a meditação, o projeto trabalha mensalmente com temas que auxiliam na promoção da saúde e bem-estar para a qualidade de vida e do ambiente de trabalho.

Segundo a coordenadora do Cossbe, Renata Faria, os encontros promovidos pelo projeto permitem que se discuta e amplie as possibilidades de bem-estar para os trabalhadores da Universidade. “É um tipo de ação muito importante por ser um trabalho de prevenção. Nós temos criado um espaço de convivência para os trabalhadores que, além de promover a saúde, permite também uma aproximação entre eles. É uma visão de integração entre bem-estar e união dentro da UFJF.”

Coordenadora do projeto, Fernanda Mazzoni acredita que os encontros são uma forma de empoderamento para o trabalhador. “É uma proposta de autoconhecimento para quem participa do projeto. Neste mês, com a meditação, estamos trabalhando com a percepção de padrões individuais e conhecimentos mentais. É uma forma de promover uma relação que leve em conta o indivíduo e também o coletivo.”

A meditação Vispassana é uma técnica que propõe um caminho de autoconhecimento por meio da auto-observação. A ideia é que o praticante entre em contato consigo mesmo e perceba padrões mentais próprios, entendendo novas formas de relacionamento mais pacíficas e compassivas. Além de promover um bem-estar individual, a meditação busca também trazer benefícios coletivos, abordando formas de se criar relacionamentos mais amorosos e compreensivos.

Outras informações – (32) 2102 – 3815 (Cossbe)