A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) definiu um regime especial de funcionamento do Restaurante Universitário (RU) do campus de Governador Valadares. A mudança começa nesta quinta-feira, 19, e deve valer durante o período de suspensão das atividades acadêmicas e administrativas. O objetivo é garantir a manutenção do serviço aos estudantes que necessitam da alimentação fornecida pela universidade e, ao mesmo tempo, evitar a disseminação do Covid-19 (coronavírus).

A partir desta quinta-feira, apenas o RU Centro permanecerá funcionando. A unidade abrirá as portas, diariamente, de 11h30 às 13h30 e de 17h às 19h, para servir almoço e jantar aos estudantes do campus. Essas refeições serão disponibilizadas em “marmitex” para consumo fora das instalações do restaurante. Além disso, na fila de acesso ao RU deverá ser mantida uma distância mínima de dois metros entre cada aluno.

Outra recomendação da universidade é que o Restaurante Universitário seja utilizado apenas por aqueles discentes que realmente necessitam do serviço. Quem possuir condições de preparar a consumir suas refeições em casa, deve evitar o RU. A expectativa da UFJF com todas essas medidas é reduzir ao máximo a aglomeração de pessoas no local.

Não será servido café da manhã devido à impossibilidade de acondicionamento desse tipo de alimentos nas embalagens disponíveis.

O valor das tarifas permanece o mesmo. Os estudantes continuam pagando o valor de R$1,40 por cada uma das refeições.

A decisão sobre o regime especial de funcionamento do RU foi tomada nesta quarta-feira, 18, pelo Conselho Superior e Administração Superior da UFJF.