O departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou nesta terça-feira, dia 17, o projeto audiovisual “Papo Reto”.  A iniciativa tem por objetivo tornar a Matemática mais acessível aos estudantes e à sociedade em geral, investindo no uso de novas linguagens para a divulgação da ciência.

No primeiro vídeo do projeto, elaborado em parceria com o Centro de Educação à Distância (Cead), é possível conferir a entrevista do professor Sérgio Guilherme de Assis Vasconcelos, um dos mais experientes docentes do Departamento de Matemática da UFJF.

Assista aos primeiros vídeos do Projeto “Papo Reto”:

Papo Reto – Programa 1 – parte 1

Papo Reto – Programa 1 – parte 2

Novos conteúdos a cada mês

Os professores Willian Cruz e Ana Tércia com a estudante do 3º período de Matemática e apresentadora do “Papo Reto”, Rafaela Cunha (Foto: Alexandre Dornelas)

A intenção, segundo o coordenador dos cursos diurnos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática da UFJF e um dos idealizadores do “Papo Reto”, professor Willian José da Cruz, é que mensalmente  sejam disponibilizados novos conteúdos.

“O departamento de Matemática agrega três grandes áreas: Matemática Pura, Matemática Aplicada e Educação Matemática. Buscamos desenvolver ações que tornem a Matemática mais próxima de todos, inclusive de nossos estudantes, mas também abrindo oportunidades para outras pessoas. O audiovisual e as mídias sociais podem ajudar muito a aproximar o conhecimento desenvolvido aqui, no Departamento, dos nossos estudantes. Aqui fazemos ciência, quer seja na parte do ensino, quer seja na própria matemática, estamos conduzindo processos de transformação”, destaca.

Cruz acrescenta que o lançamento do projeto foi feito de forma virtual, respeitando orientações epidemiológicas de isolamento social, para conter a pandemia do coronavírus.

“O lançamento seria feito com alunos e professores num evento no próprio Departamento,  mas em virtude do momento de atenção e enfrentamento do coronavírus, decidimos fazê-lo remotamente, comunicando por e-mail e também na página da UFJF. O importante é defender a saúde de nossos alunos, servidores e terceirizados e ao mesmo tempo continuar promovendo ações que aproximem toda comunidade do departamento de Matemática.”

Saiba mais:

Novas linguagens para divulgar a Matemática

Outras informações: (32) 2102-3308 – Departamento de Matemática da UFJF

ccmatdiurno.ufjf@gmail.com