Os professores Willian Cruz e Ana Tércia com a estudante do 3º período de Matemática e apresentadora do “Papo Reto”, Rafaela Cunha (Foto: Alexandre Dornelas)

Tornar a Matemática mais acessível aos estudantes e à sociedade em geral. Essa é a meta dos professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Willian José da Cruz e Ana Tércia Monteiro Oliveira. Uma das estratégias adotadas pelos docentes é o investimento no uso de novas linguagens para a divulgação da ciência. Foi assim que, com apoio técnico do Centro de Educação a Distância (Cead),  começaram a elaborar o “Papo Reto”, um programa em audiovisual.

“O nosso objetivo é tornar a Matemática acessível à população. O que também motivou a ideia é que a Matemática é vista como uma disciplina auxiliar. E ela é mais do que isso, é uma ciência. A Matemática produz resultados, encaminha e motiva a evolução de outras áreas, como a Física, a Química, a Engenharia, a Saúde”, ressalta Ana Tércia.

Ainda de acordo com a professora, movimento semelhante de popularização da Matemática ocorre em nível nacional, a partir de esforços empreendidos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com sede no Rio de Janeiro. “É um instituto que vem motivando a divulgação da Matemática no país. Dentre os projetos do Impa, temos, por exemplo, as Olimpíadas Brasileiras de Matemática.”

Ana Tércia acrescenta que, para além da divulgação da ciência, há nas campanhas e inovações o objetivo de ampliar as diversidades de gênero e raça dentre os pesquisadores da disciplina.

Ana Tércia: “A matemática durante muito tempo foi uma área de predominância dos homens brancos. Você não via mulheres”

A Matemática durante muito tempo foi uma área de predominância dos homens brancos. Você não via mulheres. Se fizermos um levantamento histórico, no Impa tem uma pesquisadora Matemática apenas. Agora, o Instituto vem motivando o surgimento de novas pesquisadoras. Além disso, vem estimulando a participação de mulheres negras. O objetivo do Papo Reto também é esse: trazer as mulheres para a Matemática, motivar as meninas, independente da raça.”

Lançamento

Os professores Willian Cruz e Ana Tércia são, respectivamente, coordenador e vice-coordenadora dos cursos diurnos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática da UFJF.  Por isso, pretendem usar o novo projeto também como forma de melhorar e estimular o diálogo dos estudantes de Matemática com o Departamento.

“O Departamento de Matemática agrega três grandes áreas: Matemática Pura, Matemática Aplicada e Educação Matemática. Buscamos desenvolver ações que tornem a Matemática mais próxima de todos, inclusive de nossos estudantes, mas também abrindo oportunidades para outras pessoas. O audiovisual e as mídias sociais podem ajudar muito a aproximar o conhecimento desenvolvido aqui, no Departamento, dos nossos estudantes. Aqui fazemos ciência, quer seja na parte do ensino, quer seja na própria Matemática, estamos conduzindo processos de transformação”, destaca Willian Cruz.

Willian Cruz: “Este também é um jeito  de prestarmos conta à sociedade sobre o nosso trabalho”

O lançamento do programa ‘Papo Reto’ está previsto para março. “Este também é um jeito  de prestarmos conta à sociedade sobre o nosso trabalho. Faremos um esforço para que a periodicidade seja de um mês e meio, dois meses, até o projeto se adaptar. Depois, poderemos produzir cada vez mais. Nós temos como proposta entrevistas com professores, com estudantes e curiosidades, pequenos conteúdos matemáticos. A ideia é que as pessoas possam enxergar que a Matemática está em tudo”, acrescenta o professor.

Ainda segundo Cruz, a iniciativa está aberta à colaboração de professores e estudantes de outras áreas do conhecimento.

Outras informações: (32) 2102-3308 – Departamento de Matemática da UFJF

ccmatdiurno.ufjf@gmail.com