Da esquerda para a direita: professora Raquel Martins Lana, mestrando Pedro Henrique Gasparetto Lugão, professor Grigori Chapiro (orientador) e professora Lucy Tiemi Takahashi (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reproduz  a movimentação e o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti por meio de métodos computacionais e equações matemáticas. Aspectos climáticos e espaciais foram utilizados para simular a evolução e a dispersão dos mosquitos em uma região urbana. O estudo foi desenvolvido por Pedro Henrique Gasparetto Lugão, no Mestrado Acadêmico em Matemática. 

Segundo Pedro, a pesquisa teve três objetivos principais: estender modelos de equações já vistos na literatura para abranger os aspectos climáticos e espaciais; propor metodologias para o cálculo de parâmetros difíceis de se obter em laboratório e; implementar um método numérico para realizar simulações do crescimento populacional e dispersão de mosquitos na área urbana. A partir desse trabalho, o pesquisador acredita que contribui para o início da criação de uma ferramenta para guiar, por exemplo, políticas públicas para a liberação de inseticidas e identificação de períodos e locais onde possa haver surtos do mosquito.

Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti (foto: arquivo pessoal)

O mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades como microcefalia e síndrome de Guillain-Barré. Nesse contexto, Pedro destaca que qualquer contribuição pode ajudar a evitar os impactos causados pelo mosquito. Dessa forma, relata: “me interessei quando vi que poderia aplicar toda a matemática que tenho estudado nesse tipo de cenário biológico. Por mais que esses cenários sejam bem complexos, o desafio de tentar aumentar o realismo desses modelos foi um grande motivador”. 

De acordo com o professor orientador, Grigori Chapiro, a dissertação segue uma linha de trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Matemática Aplicada (LAMAP) que tentam descrever o comportamento do mosquito Aedes aegypti através da modelagem matemática baseada no uso de equações diferenciais. Para ele, Pedro generalizou o modelo estudado anteriormente ao incluir a dependência da temperatura e precipitação tornando o modelo mais realista e propôs uma forma de obter os parâmetros facilitando sua aplicação. 

Contatos:
Pedro Henrique Gasparetto Lugão – (Mestrando)
pedrogasparetto@ymail.com 

Grigori Chapiro – (Orientador)
grigori@ice.ufjf.br 

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Grigori Chapiro – Orientador (UFJF)
Profa. Dra. Lucy Tiemi Takahashi – (UFJF)
Dra. Raquel Martins Lana – (Fundação Oswaldo Cruz)

Outras informações: (32)2102 – 3308 – Mestrado Acadêmico em Matemática