Willian Yamashita defendeu a tese “Modelagem física e computacional da dinâmica populacional do mosquito Aedes aegypti”, no Instituto de Ciências Exatas da UFJF (foto: arquivo pessoal)

O acadêmico William Massayuki Sakaguchi Yamashita utilizou sua tese de doutorado para estudar e compreender a dinâmica populacional do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. O objetivo foi criar um modelo matemático que pudesse descrever o processo de proliferação e contribuir para o aperfeiçoamento de técnicas e estratégias de controle vetorial. A pesquisa foi realizada e apresentada no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Por meio do trabalho, o pesquisador desenvolveu um modelo matemático para simular o comportamento da população do Aedes aegypti, a partir de equações diferenciais parciais. Esse tipo de expressão numérica define um sistema dinâmico, ou seja, que varia com o tempo. “Essas equações descrevem fenômenos físicos, como a difusão espacial e o transporte pelo vento das populações dos mosquitos”, explica Wiliam.

Na opinião do acadêmico, a pesquisa contribui para que a sociedade tenha uma previsão de áreas suscetíveis à infestação do Aedes aegypti: “podemos ver como será o comportamento da população de vetores em determinadas áreas, e assim também observar a melhor forma de prevenir as infestações.”

De acordo com o professor orientador, Grigori Chapiro, a tese pode auxiliar o planejamento público, orientando a aplicação do veneno, por exemplo. O docente destaca que foi estudada também a melhor forma para a pulverização do fumacê e que a prefeitura tem atuado da forma mais eficaz em todas as zonas da cidade, e não somente nas com maiores índices de focos.

Para Wiliam, o modelo proposto é realista e inovador, já que utiliza equações diferenciais parciais em duas dimensões e não existem muitos trabalhos nessa área. Esse padrão está sendo aplicado em outros estudos relacionados aos mosquitos Aedes aegypti e tem planos para ser aprofundado.

Contatos:
William Massayuki Sakaguchi Yamashita (doutorando) :
wmsyamashita@hotmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Grigori Chapiro (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Rafael Alves Bonfim de Queiroz (UFJF)
Profa. Dra. Lucy Tiemi Takahashi (UFJF)
Prof. Dr. Maicon Ribeiro Correa (UNICAMP)
Prof. Dr. Anderson Luiz Albuquerque de Araujo (UFV)

Outras informações: (32) 2102 – 3481 – Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional
Laboratório de Matemática Aplicada