A Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) iniciou operação especial para evitar a proliferação, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Aedes Aegypti, conhecido popularmente como o mosquito da dengue. O gerente de Paisagismo da Proinfra, Reinaldo Chagas, ressalta que a atividade é direcionada, especialmente, às 480 bromélias imperiais, plantas de grandes proporções e valor ornamental, presentes no campus de Juiz de Fora.

“As bromélias já estão sendo tratadas. No ano passado, realizávamos o serviço de 15 em 15 dias. Este ano passamos a tratá-las uma vez por semana. Usamos um aspersor potente, aparelho da jardinagem que divide o jato  em gotas, e borrifamos as bromélias com inseticida.”

Chagas explica que de modo geral as folhas das bromélias retêm água e, por isso, a espécie merece atenção especial. “Apesar de termos várias publicações da Sociedade Brasileira de Bromélias, informando que a larva do mosquito Aedes aegypti não sobrevive nessas plantas, tomamos esse cuidado de borrifá-las com inseticida. Muitas pessoas chegaram a arrancar as plantas no campus por conta própria, achando que seria a solução, mas não é esse o caso.”  

O diretor de Paisagismo alerta que, muito mais do que as bromélias, tampas, garrafas, latas e sacos plásticos são potenciais criadouros do mosquito. “É importante que cada um de nós faça a sua parte. Quem estuda, trabalha ou vem ao campus nas horas de lazer também ajudar no combate ao Aedes aegypti. Basta jogar o lixo nas lixeiras.”

Outras informações: secretaria.proinfra@ufjf.edu.br ou (32) 2102-3712 (Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão)