Um aplicativo para dispositivos móveis com informações referentes à amamentação e à doação de leite humano foi desenvolvido em uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Saúde, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com a dissertação, o técnico de informática da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, Bruno Penizollo Costa, constatou que 57,77% das 48 gestantes e puérperas que participaram do estudo melhoraram os conhecimentos com a utilização da tecnologia. 

De acordo com o pesquisador, as mulheres responderam um questionário antes e um após o uso do aplicativo denominado “Leite Materno”. Bruno esclarece que o aplicativo ainda não está disponível para download e revela que o tema foi escolhido após a gravidez de sua esposa. “Observamos a dificuldade de informações corretas sobre amamentação, assim como a influência de terceiros e fatores externos que contribuem para o desmame precoce.” Temas como a composição do leite materno, a importância da amamentação, problemas comuns, como fissuras mamárias e empedramento do leite, além de links úteis fazem parte do aplicativo. O técnico em informática explica, ainda, que com a tecnologia é possível adquirir informações a respeito de bancos de leite buscando viabilizar doações. 

Para o professor orientador, Alfredo Chaoubah, a falta de informação é um dos fatores associados ao abandono precoce da amamentação, assim como da carência de doadoras de leite materno. Há alguns anos, segundo ele, grávidas e lactantes eram vítimas da propagação de mitos, repassados de geração em geração e que ainda hoje são disseminados na internet. “Por outro lado, a internet associada à popularização de dispositivos móveis, também pode ser um aliado na propagação de conhecimento científico.” Desta forma, Chaoubah considera que o desenvolvimento de um aplicativo para celular de fácil utilização, pode colaborar de forma efetiva com informações seguras.

Contatos:
Bruno Penizollo Costa – (Orientando)
penizollocosta@hotmail.com

Alfredo Chaoubah – (Orientador)
alfredochaoubah@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Alfredo Chaoubah – (Orientador – UFJF)
Prof. Dra. Alessandreia Marta de Oliveira Júlio – (UFJF)
Prof. Dr. Didier Silveira Castellano Filho – (SUPREMA)

Outras Informações: (32) 2102-3830 – Programa de Pós-Graduação em Saúde