Uma dissertação realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) procurou identificar e quantificar as perdas de leite materno no Banco de Leite Humano de Juiz de Fora (BLH-JF). A pesquisa foi desenvolvida por Bernadete Monteiro Oliveira, no Programa de Pós-Graduação em Saúde.

O estudo, segundo a pesquisadora, foi realizado por meio de um banco de dados do DATASUS, ligado ao sistema de gerenciamento do BLH. Bernadete explica que, com base nos processos executados no local, as perdas podem estar relacionadas com o cuidado e com a assepsia na hora de retirar o leite. Ela ressalta, ainda, que essa constatação sinaliza para a necessidade de intensificar a orientação na ordenha do leite, com o intuito de que os profissionais que realizam esse trabalho repassem as informações para as doadoras.

Bernadete revela que já trabalhou no Banco de Leite Humano e pontua que trata-se de um serviço eficaz no âmbito das políticas públicas de amamentação. Na atualidade, de acordo com ela, possui uma regulamentação técnica a fim de evitar riscos à saúde. Além disso, promove o incentivo à doação do excedente lático, que garante a qualidade do leite distribuído para os receptores, tornando-se assim fundamental para o recém-nascido.

O professor orientador, Alfredo Chaoubah, salienta a importância da dissertação para o ambiente acadêmico e a sociedade. Segundo ele, os resultados desse trabalho mostram que, com a utilização de procedimentos relativamente simples, é possível aprimorar o serviço de coleta de leite materno.

Contatos:
Bernadete Monteiro Oliveira – Mestranda
bernadetemonteirojf@gmail.com

Alfredo Chaoubah – Orientador
alfredochaoubah@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. Alfredo Chaoubah – Orientador (UFJF)
Prof. Dr. Fernando Antônio Basile Colugnati – coorientador (UFJF)
Prof. Dr. Tiago Maia Magalhães – (UFJF)
Prof. Dr. João Aprígio Guerra de Almeida – (FIOCRUZ)

Outras informações: (32) 2102-3830 – Programa de Pós-graduação em Saúde