Uma dissertação realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), estimou os custos econômicos decorrentes do adoecimento mental entre servidores públicos da UFJF, no período entre janeiro de 2013 até dezembro de 2018. A pesquisa foi feita pelo psiquiatra Douglas Paschoal dos Santos, no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva.

Segundo o pesquisador, os transtornos mentais foram responsáveis pela maior quantidade de dias concedidos de licença ao longo de todo o período estudado (40.417 dias). Esse cenário provocou mais afastamentos em ambas as carreiras (docentes e TAEs) em relação a outras doenças, o que resultou em um custo indireto total de mais de 13 milhões de reais, somando dias de trabalho perdido e/ou aposentadoria por invalidez.

O mestrando afirma que a pesquisa contribui também para o fortalecimento de uma visão mais humanista da perícia médica, que é onde são avaliadas e concedidas as licenças. “Esta é a primeira vez que os dados de absenteísmo de transtornos mentais entre servidores públicos brasileiros são analisados à luz de seu impacto econômico. E com os resultados é possível que a sociedade compreenda melhor como as doenças mentais e o sofrimento subjetivo impactam a nossa realidade” salientou o psiquiatra.

O professor orientador da dissertação, Alfredo Chaoubah, reiterou a importância da pesquisa para o ambiente acadêmico e a sociedade, afirmando que o trabalho busca chamar atenção para o impacto de uma questão muitas vezes negligenciada. Da mesma forma, o docente pontua que, ao utilizar um enfoque financeiro, é possível discutir com gestores que investir em programas de prevenção pode ser economicamente favorável.

Contatos:
Douglas Paschoal dos Santos – Mestrando
douglaspaschoal@gmail.com

Alfredo Chaoubah – Orientador
alfredochaoubah@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. Alfredo Chaoubah – Orientador (UFJF)
Prof. Dr. Maximiliano Ribeiro Guerra – (UFJF)
Prof. Dr. Helian Nunes Oliveira – (UFMG)

Outras informações: (32) 2102-3830Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva