A equipe de competição Rampage Baja da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se prepara para participar da etapa nacional de Competição Baja Sae Brasil. O evento acontecerá entre os dias 11 e 15 de março, em São José dos Campos (SP), na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). A equipe, formada por alunos do curso de Engenharia, deve apresentar um protótipo de carro de corrida off-road que será avaliado durante a competição. 

Evento acontecerá entre os dias 11 e 15 de março, em São José dos Campos (Foto: Divulgação)

O histórico da equipe dispõe de vitórias. Desde 2015, ano em que a Rampage foi criada, a equipe já participou de seis competições, três regionais e três nacionais. Na competição nacional do ano passado, estrearam o protótipo Bode-T, e com ele conquistam o título de carro mini-baja mais rápido do Brasil. Este ano, 75 equipes participarão da competição e, segundo o atual capitão da equipe, Tafarel Soares, as expectativas são ainda maiores. “Nosso objetivo é alcançar um top 10. No último ano vimos que temos grande potencial nas provas dinâmicas, que são as de aceleração, tração e velocidade. Nós vimos onde erramos e consertarmos nossos erros para chegarmos ainda mais confiantes nesta competição”. 

Os treinos do Rampage acontecem na área anexa ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), uma vez que o local propicia uma simulação do enduro, parte da competição que consiste em um circuito de terreno extremamente acidentado, na qual se conta a quantidade de voltas dadas pelo carro e o tempo gasto pelas equipes. “Alguns professores da Engenharia Civil nos ajudaram a montar um projeto topográfico e, em parceria com a equipe de Baja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), nós cavamos uma pista improvisada, para podermos treinar nessa fase pré-competição”, afirmou o capitão da equipe.    

No enduro serão avaliadas a resistência, a robustez e a agilidade do protótipo (Foto: Divulgação)

Tendo a vantagem de utilizar a pista de treinamento, a equipe do Rampage pretende conquistar uma melhor classificação no enduro, no qual serão avaliadas a resistência, a robustez e a agilidade do protótipo. Segundo Soares, atingir essa meta seria algo inédito, visto que “a média de um carro é dar de 40 a 50 voltas no circuito. No ano passado, devido a problemas mecânicos, nosso protótipo conseguiu dar apenas 10 voltas”. Fazendo testes na pista, a meta da equipe neste ano é alcançar um total de 30 voltas e, assim, conquistar uma melhor classificação. 

Os alunos integrantes da equipe anteciparam a volta à Universidade e, já no início do mês de janeiro, começaram os preparativos para a etapa nacional. O aluno do quinto período do curso de Engenharia, Gabriel Nascif, que participará pela primeira vez da disputa, afirma que os meses que antecedem a competição são intensos. “É um sentimento de apreensão misturado com ansiedade. Você se dedica bastante nos meses e dias próximos à competição para que o projeto chegue ‘voando’ em São Paulo”. Ele ainda acrescentou que o objetivo maior não é apenas trazer o prêmio para casa, mas sim aproveitar a oportunidade para aprender a trabalhar em equipe e solucionar problemas, principalmente em épocas pré-competição e durante a competição, quando diversos empecilhos podem ocorrer. 

Rampage Baja

Equipe 2020 é formada por alunos da Engenharia que devem apresentar um protótipo de carro de corrida off-road (Foto: Divulgação)

A equipe do Rampage Baja foi criada em 2015 pelos alunos de Engenharia da UFJF e é formada por 20 estudantes, em sua maioria dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica. O nome Rampage faz alusão à Ram, uma espécie de bode natural do deserto de Baja, na Califórnia (EUA), de onde surgiram os carros modificados que deram origem ao Baja SAE. 

O projeto Baja Sae é uma competição entre Instituições de Ensino Superior de Engenharia que desafia estudantes através do planejamento de um de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. A competição é aberta para 46 cursos, incluindo Arquitetura; Artes e Design; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental e Sanitária, entre outros. O objetivo é que os cursistas apliquem na práticas os conhecimentos adquiridos em sala de aula. As equipes são desafiadas anualmente a participar de duas competições oficiais Baja Sae, que reúnem os estudantes e promovem a avaliação comparativa dos projetos. 

Outras informações: Página Rampage Baja no Facebook ou Baja