Equipe Rampage Baja obteve um título inédito para a Universidade (Foto: Divulgação)

Os alunos da equipe de competição Rampage Baja, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), chegaram da 25° Competição Baja SAE Brasil com uma conquista inédita: neste ano, participando pela primeira vez das provas dinâmicas, conquistaram o 1° lugar no desafio de Velocidade Máxima, além de terem garantido o top 10 nas outras fases de que participaram. O evento aconteceu em São José dos Campos (SP), dos dias 20 a 24 deste mês.

De acordo com o gerente de gestão, Lucas Martins Corrêa, o carro apresentou dificuldades nas provas de segurança estática, mas teve uma boa performance nos desafios de segurança dinâmica. “Conseguimos pela primeira vez competir as provas dinâmicas. Competimos em três delas, ficando em 1° lugar em velocidade máxima, com 45 pontos, 4° lugar em aceleração, e 6° em tração.”

No enduro, circuito automobilístico de terreno extremamente acidentado, em que se conta a quantidade de voltas dadas pelo carro e o tempo gasto pelas equipes com o objetivo de avaliar a eficiência, a robustez e a agilidade do protótipo, a Rampage enfrentou dificuldades, conseguindo concluir oito voltas. Segundo o capitão da equipe, Rafael Magalhães, um componente falhou durante a prova de enduro, no domingo, e a equipe caiu de 22° para 44°, sua classificação final. “Mas trouxemos um troféu pra casa e, graças à toda equipe, apoiadores e patrocinadores, posso dizer com orgulho que a UFJF tem o mini-baja SAE mais rápido do Brasil.”

A gerente de freios da Rampage, Lavínia Araújo Lima, relatou que o trabalho pré-competição é árduo e cansativo, já que as necessidades para se desenvolver um protótipo competitivo são variadas: “Limitantes como poucos recursos financeiros, falta de acesso a determinados maquinários e ferramentas são desafios a serem contornados. Por ser um protótipo de pesquisa e desenvolvimento em mobilidade, é preciso muito investimento para ser destaque e trazer bons resultados para casa.”

Ela acrescentou que a conquista representa não apenas o trabalho desenvolvido ao longo do ano, “mas também uma oportunidade de maior destaque nos segmentos da Universidade e, consequentemente, maiores investimentos em nossa equipe, para, cada vez mais, podermos desenvolver protótipos de destaque nacionalmente e levar o nome da UFJF ainda mais longe”.

A equipe

A Rampage Baja foi nomeada assim em alusão à Ram, espécie de bode natural do deserto de Baja, localizado na Califórnia (EUA), onde surgiram os carros modificados que originaram o Baja SAE. A equipe é composta atualmente por 20 estudantes, em sua maioria,  dos cursos Engenharia Mecânica e Elétrica. Mas há vagas para integrantes dos cursos de Ciências Contábeis; Economia; Artes e Design; Comunicação; Direito; Administração; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental e Sanitária, entre outros.

O desafio proposto às universidades do Brasil tem o objetivo de incentivar os alunos de Engenharia a apresentarem, em competições entre equipes, os projetos que desenvolveram. O intuito da competição é incentivar o avanço da área de engenharia da mobilidade e proporcionar uma experiência técnico-científica aos estudantes de graduação. Neste ano, 87 carros de todo o Brasil participaram do evento.

Outras informações: (32) 2102-3454 (Diretório Acadêmico de Engenharia)