Obra abrange recapeamento do pavimento asfáltico e a orientação é para que motoristas evitem o campus (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Tiveram início, na manhã desta terça-feira, 18, as obras de recapeamento do pavimento asfáltico do anel viário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A intervenção está sendo realizada pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), de acordo com o contrato firmado no último dia 14 de janeiro. A iniciativa está sendo executada com recursos próprios da UFJF e tem como estimativa de investimentos R$ 2.600.270,68. O prazo previsto para a manutenção varia entre 45 e 90 dias, podendo ser antecipado ou prorrogado, a depender do clima e do nível de chuvas. Motoristas devem evitar transitar pelo campus neste período.

“Hoje, os profissionais estão retirando os tachões refletivos (ou olhos de gato) da pista de ciclismo e os que delimitam a pista, que serão trocados por novos. Amanhã, se dará o início do processo de reperfilamento – a aplicação de uma camada fina de pavimento asfáltico para a recuperação dos locais trincados do anel viário”, explica a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques.

O trecho total a ser recuperado tem cerca de 3 km, incluindo todo o anel viário e os pórticos de entrada para o campus. O contrato com a Empav deu-se por se tratar de um empresa pública e pela medição ser cobrada por meio de preço unitário, o que significa que o valor investido, no final da obra, pode ser menor do que o estimado. 

O recapeamento da pavimentação asfáltica do anel viário tem como objetivo colocar, em cima da pavimentação já existente, uma capa de asfalto de espessura que varia entre 5 cm  e 6 cm. A obra visa recuperar o asfalto trincado e proteger a base bem construída há mais de 50 anos, onde já existem estabilidade e drenagem rápida no período de chuvas, e pouca incidência de ondulações significativas. 

Os trabalhos estão sendo realizados em horário comercial, entre 8h e 18h; por isso, é recomendado aos motoristas evitarem transitar pelo campus enquanto estão sendo desenvolvidos os trabalhos, que vão se estender, inclusive, nos dias de carnaval, quando haverá a manutenção nas entradas dos pórticos norte e sul. 

Outras informações
(32) 2102-3712 (Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão)