Trecho nas proximidades do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) passa por recapeamento asfáltico (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Novas obras de recuperação da pavimentação asfáltica acontecem no campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) neste começo de ano. Os reparos são executados pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), órgão da administração indireta da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), após contrato firmado no dia 11 de janeiro.

As obras começaram em 16 de janeiro e a previsão é de que os trabalhos sejam realizados ao longo de 45 dias, a partir da data de início dos trabalhos. O prazo está sujeito às condições meteorológicas do período.

Os trabalhos se concentram em duas frentes: recapeamento em trecho que se inicia no anel viário, passando pela ladeira próxima ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), até a rotatória no acesso do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

Além disso, locais que apresentam maior deterioramento da pavimentação asfáltica passam por reparações, em diversos pontos do campus, como trechos nas imediações de ICB, ICE, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Faculdade de Educação (Faced) e o estacionamento da Faculdade de Comunicação (Facom). De acordo com a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques, essas áreas se encontravam com trincas e deformações causadas pelas raízes de árvores. As obras são realizadas após prévio recapeamento promovido no anel viário.

Ainda de acordo com a pró-reitora adjunta, a intenção é finalizar as obras de reparo antes do começo das aulas do próximo semestre letivo. A maioria dos cursos da UFJF retornam às atividades acadêmicas em 11 de março.

“O prazo para término da obra é de 45 dias, mas pretendemos terminar os trabalhos antes disso. Os prazos são muito impactados pelas chuvas. De qualquer forma, pretendemos terminar até o fim do mês de fevereiro, podendo haver execução das obras durante o Carnaval. A previsão é que as aulas se iniciem já com todas as recuperações realizadas para que o trânsito não seja prejudicado nos momentos em que a circulação na Universidade é mais intensa”, conta Janezete Marques.

Além do recapeamento e dos reparos em diversos trechos do campus, outras benfeitorias têm sido promovidas, com o objetivo de melhorar a circulação. São exemplos a recuperação de uma canaleta nas proximidades da Faculdade de Educação e reparos em locais onde a pavimentação asfáltica apresentava elevação por conta do crescimento de raízes.

“As raízes de árvores da espécie Pinus elliottii, muito comum no campus, têm a característica de elevarem a pavimentação asfáltica. As áreas em que as raízes interferiam na via estão sendo recuperadas”, afirma a pró-reitora adjunta. A área próxima ao ICB que passa por recapeamento é um dos trechos que apresentavam elevação do pavimento asfáltico por conta da ação de raízes.

Outras informações: (32) 2102-3713 – Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra).