O estudante estrangeiro que vem para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem como opção de moradia se hospedar na casa de brasileiros vinculados à instituição, por meio de contrato de aluguel. Assim, os interessados em tornarem-se anfitriões devem preencher um formulário de interesse em receber um estrangeiro. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento, em demanda contínua.

O Programa de Moradia é uma modalidade do Projeto Buddy, programa de apadrinhamento de intercambistas, que se estende para além dos Buddies (participantes do programa) e engloba estudantes, professores, TAEs e terceirizados da UFJF, que tenham interesse em receber um aluno estrangeiro em casa. 

Leonardo Vasconcellos, coordenador do Projeto Buddy, conta que o Programa surgiu pela alta demanda dos próprios estrangeiros de recomendações de locais para ficar durante a estadia no país. “Decidimos ajudá-los a achar uma moradia. Sabemos que muitas pessoas da Universidade possuem quartos vagos e procuram pessoas para dividir. Por que não ver se eles estariam interessados em dividir com um estrangeiro?”, explica.

Para Vasconcellos, o projeto é importante não apenas por auxiliar os intercambistas, mas pela troca cultural e aprendizado de toda a comunidade acadêmica. “Os anfitriões ganham também um crescimento pessoal com a experiência, assim como os intercambistas, que aproveitam melhor a estadia pelo maior contato que terão com o Brasil”, observa. O coordenador, porém, atenta sobre o choque cultural que pode ser prejudicial ou não, tanto para o estrangeiro quanto para quem o está recebendo, sendo necessário uma atenção redobrada de todos os envolvidos nesse momento.

É importante ressaltar que o Programa de Moradia oferece opções ao intercambista, mas não faz nenhuma negociação entre locador e locatário. Após o Buddy intermediar os contatos, as partes interessadas farão o acordo entre si. 

Como é receber um estrangeiro? 

Tatiane Carvalho, recém-graduada em Jornalismo pela UFJF, inscreveu-se para essa modalidade e recebeu duas intercambistas da Coreia do Sul no primeiro semestre de 2019. “Minha família apoiou bastante a ideia e nos preparamos para recebê-las da melhor maneira possível”, diz.

Ela já havia tido contato com estrangeiros, mas nunca nessa intensidade. “Foi uma experiência incrível e eu senti que foi positivo não apenas para minha família, mas até para meus vizinhos que as ajudavam, todo mundo sabia que estávamos recebendo intercambistas”, relembra. De acordo com a jornalista, a relação ultrapassa a amizade e se torna fraternal. “A Seayoung, uma das intercambistas, diz que sente muita saudades de sua família brasileira. É realmente como se fôssemos uma família”. 

Projeto Buddy

O Projeto Buddy é uma iniciativa de alunos da UFJF e tem como função apoiar os intercambistas que chegam à instituição, seja nos aspectos acadêmicos e burocráticos, seja na vida cotidiana em Juiz de Fora. Os Buddies que acompanham os alunos estrangeiros são estudantes da própria universidade, que passaram por uma seleção para fazer parte da equipe. A meta do projeto é dar aos intercambistas uma experiência de intercâmbio mais proveitosa. 

Mais informações: (32) 2102-3389 -Diretoria de Relações Internacionais (DRI) ou projetobuddy@gmail.com