Fechar menu lateral

Projeto Buddy

O Projeto Buddy, inspirado em experiências internacionais como o programa  Erasmus, tem como objetivo apoiar os estudantes internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a se estabelecer em uma nova cultura e auxiliar nos processos burocráticos da instituição. Os Buddies que acompanham os alunos estrangeiros são estudantes da própria universidade que passaram por uma seleção rigorosa para fazer parte da equipe. As funções pontuais de um Buddy são muito variadas e vão desde ser o primeiro amigo do intercambista – uma pessoa de confiança para ele – até ajudá-lo a fazer seu Registro de Estrangeiro, CPF, carteirinha de estudantes, apresentar pontos turísticos da região, entre outros. Também são promovidos eventos mensalmente para interagir e mostrar a cultura do Brasil e da cidade para os intercambistas. A meta do projeto é dar aos intercambistas uma experiência de intercâmbio mais proveitosa.

 

Formulário de solicitação de Buddy

Estudantes internacionais interessados em participar do projeto e ter um Buddy brasileiro devem preencher o formulário abaixo:

Acrescentar formulário de solicitação de Buddy

Programa de moradia

O projeto Buddy oferece suporte não somente com questões do dia-a-dia, mas auxilia os estrangeiros a encontrar um local para ficar durante sua estadia em Juiz de Fora. 

O estudante estrangeiro que vem para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem como opção de moradia se hospedar na casa de brasileiros vinculados à instituição, por meio de contrato de aluguel. O Programa de Moradia é uma modalidade do Projeto Buddy, programa de apadrinhamento de intercambistas, que se estende para além dos Buddies (participantes do programa) e engloba estudantes, professores, TAEs e terceirizados da UFJF, que tenham interesse em receber um aluno estrangeiro em casa.

 

Acrescentar formulário de solicitação de Moradia

 

Como se tornar um buddy

Os Buddies são estudantes da própria universidade que passaram por uma atenta seleção para fazer parte da equipe, com a função de apoiar os intercambistas que chegam na UFJF, seja nos aspectos acadêmicos e burocráticos, seja na vida cotidiana em Juiz de Fora. A meta do projeto é dar aos intercambistas uma experiência de intercâmbio mais proveitosa. 

Acesse aqui as etapas do processo seletivo:

 

1. Edital Projeto Buddy 2019.2 (formato. pdf, tamanho 36 KB)

2. Formulário de Inscrição 2019.2 (abre em nova janela)

3. Horário Entrevista Buddy 2019.2 (formato .pdf, tamanho 69 KB)

4. Resultado Final 2019.2 (formato .pdf, tamanho 52 KB)

 

Contato

E-mail: projetobuddy@gmail.com

Facebook: @projetobuddyufjf

Instagram: @buddy.ufjf