A Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é responsável pela execução, acompanhamento e fiscalização dos projetos e das obras de engenharia que implicam na ampliação da UFJF. Neste sentido, a Pró-reitoria administra as ações de sustentabilidade, bem como a ocupação e o uso das áreas da Universidade, sendo responsável por planejar, gerenciar e executar a manutenção e a reforma dos espaços físicos, incluindo as redes de eletricidade, de dados e de telefonia. A Proinfra ainda gerencia os serviços de transporte, de segurança e de correspondência, além do protocolo.

Em 2019, apenas na área de Engenharia Civil, a Proinfra recebeu 6.191 solicitações, e conseguiu atender a 96% deste total. “A Universidade, hoje, gerencia seus próprios projetos. Isso gera segurança na execução da obra. Estamos reduzindo, inclusive, os termos aditivos, o que mostra que os projetos estão sendo bem feitos”, afirma o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão da UFJF, Marcos Tanure.

Avanço nas obras

A Proinfra é responsável pela execução, acompanhamento e fiscalização dos projetos e das obras de engenharia que implicam na ampliação da UFJF( Foto: UFJF)

Em 2019, foram realizados oito processos licitatórios, na modalidade de Regime Diferenciado de Compra (RDC) – uma modalidade de licitação eletrônica, com menor prazo de conclusão para escolha da empresa vencedora, e que tende a diminuir o preço final licitado. “Outro ponto relevante é da elaboração dos Projetos-Executivos pela própria equipe técnica da Proinfra, que demonstrou ser uma decisão importante no gerenciamento da obra e da licitação”, acrescenta o pró-reitor.

Ao fim do ano passado, a Pró-reitoria contabilizava quatro processos de licitação em andamento: reforma da edificação da unidade Vila Bretas, no campus de Governador Valadares; complementação do prédio do Laboratório de Apoio à Estação Experimental de Plantas; reforma e ampliação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc); e elaboração de projeto de segurança contra incêndio e pânico, por empresa de engenharia ou arquitetura – os três últimos processos voltados ao campus Juiz de Fora.

Seis obras estão por iniciar – todas no campus-sede: construção e instalação de consultórios itinerantes e rampas de acessibilidade; reforma e reforço estrutural dos anfiteatros do Bloco D14 do Instituto de Ciências Exatas (ICE); instalação de suporte anti-vento, detector de fumaça, dentre outros equipamentos de segurança; aquisição de equipamentos com instalação inclusa para implantação de sistemas de áudio, vídeo e iluminação cênica; instalação de sistema de detecção de incêndio no Cine Theatro Central; e instalação de uma usina geradora de energia elétrica por meio de sistema fotovoltáico.

Cinco obras, já licitadas, estão em execução, atualmente. Três no campus-base (construção do Laboratório de Propulsão Híbrida; término das obras do Bloco G, Caps III, da unidade Dom Bosco do Hospital Universitário; construção da passarela metálica de interligação entre o campo e o novo ginásio poliesportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos; e construção de prédio com três pavimentos para salas de aula, no setor H, além de reforma de laboratórios da Faculdade de Farmácia) e uma em Governador Valadares (construção de prédio para a Farmácia Universitária e o curso de Nutrição).

Outras cinco obras foram finalizadas em 2019: reforma dos departamentos de Botânica e Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); obras de infraestrutura no campus-base; reforma do Departamento de Anatomia do ICB; obras de adequação às normas de segurança e combate a incêndio e pânico, no Cine Theatro Central; e construção do muro de contenção do Fórum da Cultura.

A Proinfra ainda realizou 17 obras e serviços em diversas Unidades Acadêmicas e Administrativas no campus Juiz de Fora, visando soluções de infraestrutura nas áreas de  engenharia civil, elétrica, calçadas, móveis, entre outras.

De acordo com o pró-reitor, outra mudança significativa no modus operandi do órgão é o alto investimento em manutenção que tem sido feito. “Havia muito problema de infiltração nos prédios, causados pela chuva; hoje, com a manutenção adequada, esta questão caiu drasticamente. Estamos fazendo um trabalho de manutenção preventiva, para que possamos reduzir os custos de deterioração”.

Demandas e execução crescentes

A Coordenação de Informática, Infocentros e Telefonia atendeu, no exercício de 2019, 3.921 requisições (Foto: Gabriel Sant’Anna)

Em 2019, a Coordenação de Obras Civil, que engloba os setores de Obras Civis, Hidráulica, Pintura, Marcenaria, Serralheria, Vidraçaria, Pintura Industrial e Jardinagem executou 5.974 das 6.191 requisições recebidas – o que corresponde a um percentual de 96% de atendimento no ano. Isso significa que foram executados uma média de 497 atendimentos por mês e, considerando um mês com 22 dias úteis, foram executados 22,6 serviços diários, em média.

Já a Coordenação de Elétrica é responsável pela manutenção de alta e baixa tensão, além de 22 geradores. Fica sob sua responsabilidade a manutenção das oficinas em Refrigeração (ar condicionado, geladeiras e freezer), Eletrônica (equipamentos diversos), Microscopia e Bebedouros. Nos últimos dois anos, os atendimentos para manutenção de baixa e alta tensão apresentaram um acréscimo significativo (60%) de demandas: de 1.756 (2017) para 2.824 (2019).

A demanda de manutenção nas oficinas, nos últimos dois anos, apresentou variação – tanto de 2017 para 2018 (180%), como de 2017 a 2019 (40%). No ano de 2018, a Coordenação registrou 68% de solicitações executadas, indo para 100% em 2019. “Tais melhorias são decorrentes de ajustes no setor, que demonstram melhoria na eficiência e eficácia do serviço prestado”, pondera Tanure.

Por sua vez, a Coordenação de Informática, Infocentros e Telefonia – que se ocupa da manutenção dos serviços de informática, manutenção de impressoras, nobreaks, projetores e da telefonia – atendeu, no exercício de 2019, um quantitativo de 3.921 requisições. Nos últimos dois anos, a Coordenação expandiu o seu atendimento de manutenção, que passou de 2.565 (2017) para 3.921 (2019) – o que representa um aumento de 52%. O órgão ainda gerencia os infocentros, instalados em 15 unidades acadêmicas e na Biblioteca Central, com um parque de equipamentos na ordem de 440 computadores e uma equipe formada por 50 bolsistas.

Sustentabilidade e Meio Ambiente

O setor de Sustentabilidade é responsável pela coleta e destinação correta de todos os resíduos gerados no campus (VisualHunt)

O setor de Sustentabilidade da Proinfra é responsável pela coleta e destinação correta de todos os resíduos gerados no campus, incluindo aqueles vindos dos laboratórios e das áreas de Saúde, como a Medicina e a Odontologia, dentre outras. Conforme explica a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão da UFJF, Janezete Marques, a Universidade contratou uma empresa, por meio de licitação pública, para fazer o descarte desses materiais de forma responsável. “Além de monitorar a coleta, pesagem e medição desses resíduos, a Sustentabilidade também se responsabiliza por sua destinação correta e a incineração daqueles que forem da Saúde, por exemplo”.

De acordo com Janezete, o setor está trabalhando na concepção do Plano de Logística Sustentável, exigido por lei, para que a Universidade tenha compras e descartes sustentáveis. “Com isso, vamos tentar diminuir a conta de energia elétrica, de água potável, através de ações sustentáveis que possam diminuir esses gastos”, pondera.

A UFJF é, através do setor de Sustentabilidade da Proinfra, a única instituição de ensino mineira presente na Rede Sustenta Minas – uma iniciativa conjunta entre instituições públicas, para troca de experiências e implementação de iniciativas de responsabilidade socioambiental.

A Sustentabilidade compõe uma equipe de gestores públicos, chamada Rede Sustenta Minas. A UFJF é a única universidade mineira participante da Rede. “Temos muitos contatos com órgãos de controle do Estado, que estão preocupados com a questão do Meio Ambiente. Conseguimos ajudá-los, inclusive, promovendo o descarte de resíduos para aqueles que não tinham contrato”.

Transporte: importante e vital para mobilidade das pessoas e materiais

“Uma Universidade precisa de um setor de transporte eficaz para a mobilidade de pessoas de materiais”, segundo o pró-reitor. A frota da UFJF é composta por veículos leves, caminhões, utilitários, ônibus (de viagem e urbanos), micro-ônibus, vans, pick-ups, furgões e kombis, destinados a atender os serviços de viagens da comunidade acadêmica, para manutenção, vigilância e também movimentação de materiais em geral, no âmbito das atividades da Universidade.

O número de requisições atendidas ao longo dos últimos dois anos não apresentou variação significativa – de 1.743 (2017) para 1.760 (2019) – o que representa aproximadamente 146 atendimentos por mês, em média.

Segurança: vital para a comunidade acadêmica

O setor de Segurança da UFJF atua de modo preventivo, na preservação do patrimônio da Universidade, executando suas atividades com servidores do quadro permanente e, também, através de trabalhadores terceirizados (vigilantes armados), nas instalações no campus e suas dependências, tanto em Juiz de Fora quanto em Governador Valadares. As atividades são executadas em turnos ininterruptos, das 6h às 18h e das 18h às 6h. No ano passado, 1.016 ocorrências foram registradas.

Segundo Tanure, há a expectativa, para o primeiro semestre de 2020, de inauguração da Central de Monitoramento, que irá trabalhar, junto ao setor de Segurança, com as mais de 600 câmeras de vigilância espalhadas pelo campus-base. “Pretendemos fazer, em 2020, o Plano de Obras da Universidade e o Plano Diretor do Campus. Conseguimos superar a crise financeira através de uma gestão responsável. As obras estão saindo do papel, a vigilância e o transporte estão funcionando. Isso é muito importante”, pondera.

 Copo Zero no RU

A UFJF excluiu, em janeiro de 2020, o uso dos copos plásticos e canecas retornáveis no Restaurante Universitário (Foto: Maria Otávia)

Em busca de uma prática mais sustentável, a UFJF excluiu, em janeiro de 2020, o uso dos copos plásticos e canecas retornáveis no Restaurante Universitário (RU). A iniciativa busca motivar estudantes, professores e trabalhadores a adotarem o uso das próprias canecas e, dessa forma, vivenciar um hábito ambientalmente correto.

“Pretendemos, também, ainda em 2020, certificar a Universidade, para que ela participe do Green Metrics, um programa mundial de universidades sustentáveis. Ainda temos projetos para fazermos o descarte de cartões eletrônicos, como os de banco, embalagens de remédio, todo esse tipo de lixo, que é muito traumático para a natureza”, adianta a pró-reitora adjunta.

Para Janezete, alguns avanços significativos foram feitos, mas ainda há muito por se fazer. “O grande avanço, desde o início desta Administração, é que toda a coleta de lixo da Universidade passou a ser feita de forma responsável, inclusive transmitindo para outros órgãos públicos essa nossa preocupação”, finaliza.

Outras informações: (32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão