Com o objetivo de estabelecer uma rede de cooperação entre instituições públicas, para troca de experiências e implementação de iniciativas de responsabilidade socioambiental, foi realizada a primeira reunião de trabalho da Rede Sustenta Minas na manhã dessa terça-feira, 12. A proposta foi do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e contou com um grupo com representantes das instituições participantes que se reuniu formando um comitê técnico.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a única instituição de ensino que faz parte da rede e foi representada na reunião pela coordenadora de Sustentabilidade da UFJF, Rosana Colombara. Segundo ela, a rede pretende construir uma discussão sobre as práticas que levem à sustentabilidade nessas instituições, sendo muito importante a contribuição da UFJF. A ideia é que outros órgãos e instituições de ensino se unam nessa iniciativa.

O primeiro encontro teve como resultado a elaboração do regimento da Rede Sustenta Minas. Além disso, foi definido que as reuniões serão trimestrais, sendo que a próxima está prevista para março de 2018. Dentro da pauta de discussão, os órgãos vão levar suas experiências na gestão de resíduos.

Segundo Rosana, a rede também existe em outros estados. Para a coordenadora, um dos responsáveis por alavancar a criação dessa rede em Minas Gerais foi o Tribunal de Justiça, que tem um trabalho grande no que se refere à sustentabilidade. “A importância da rede é incentivar as pessoas a se unirem para buscar soluções para os problemas de sustentabilidade”.

Além da UFJF fazem parte da Rede Sustenta Minas: TJMG, Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Tribunal Regional do Trabalho (TRT – 3ª Região), Tribunal Regional Federal (TRF) – Seção Judiciária de Minas Gerais, Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Ministério Público de Minas (MPMG), Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT/MG), Ministério Público Federal (MPF), Advocacia-Geral da União (AGU), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e Defensoria Pública da União (DPU).

Outras informações: Coordenação de Sustentabilidade