Na sequência das matérias que destacam as realizações de 2019 e as perspectivas para 2020 da Administração Superior da UFJF, a ênfase é no papel estratégico da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Pró-reitora Ana Lívia Coimbra ressalta que a Proex estimulou programas e projetos, atendendo a uma grande diversidade de demandas sociais (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Em busca de ampliar as relações entre a Universidade e as comunidades do entorno, ao longo de 2019, a Proex estimulou programas e projetos, atendendo a demandas sociais diversas. As ações desenvolvidas em 2019 reuniram docentes e técnico-administrativos nas áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho. De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, um dos meios para esse estímulo foi a publicação de editais com alocação de bolsas e financiamento de itens de custeio. Isso porque, há a “compreensão de que as atividades demandam não só a inserção de estudantes bolsistas, mas também o apoio material para realização das ações”. Junto a isso, a política de articulação entre a atividade de extensão e a prática de pesquisa teve continuidade.

Transparência na produção da UFJF

Em busca de garantir a transparência e o controle social sobre o que a UFJF produz no campo da Extensão, o setor de Monitoramento e Avaliação de programas e projetos foi aprimorado. Para isso, foram estabelecidos protocolos e indicadores que dão visibilidade aos resultados da relação entre a Universidade e os outros setores da sociedade. 

Dando continuidade a um processo iniciado em 2018, o modelo de relatório final a ser preenchido pelos coordenadores foi aperfeiçoado. “Foi desenvolvido um novo documento, mais abrangente, que pode ser tanto uma ferramenta eficaz para o registro das informações relativas aos programas e projetos, quanto um instrumento de análise mais aprofundada sobre os dados, possibilitando, assim, um processo avaliativo que oriente a tomada de decisões”, esclarece Ana Lívia. 

Neste ano, a partir de uma revisão da primeira versão do documento e de contribuições da Auditoria Interna da UFJF, novos campos foram adicionados, permitindo um maior detalhamento das informações sobre o desenvolvimento das ações de extensão, com indicação da metodologia usada para o lançamento dos dados, bem como de mensuração das produções acadêmicas resultantes dos programas e projetos.

Jardim Botânico e Centro de Ciências

jardimBotanico_ufjf_Foto_Raul_Mourao_UFJF

Jardim Botânico da UFJF recebeu 208 visitas de escolas em 2019 (Foto: Raul Mourao/UFJF)

Um ponto essencial, de acordo com Ana Lívia, é possibilitar a relação entre o conhecimento produzido pela Universidade e a comunidade externa. A partir de um trabalho em conjunto, foram criados espaços onde a população pode trazer suas experiências, saberes e histórias de vida.

Em 2019, foi inaugurado o Jardim Botânico, com roteiros e espaços de visitação. O local recebeu 208 visitas de escolas em 2019, nas quais estudantes do Ensino Fundamental e Médio puderam fazer cinco roteiros. O lugar recebeu, ainda, aproximadamente 50 mil visitantes espontâneos.

O Centro de Ciências, local fundamental para a popularização da ciência, alcançou 200 mil visitantes neste ano. A comunidade externa teve acesso a roteiros que procuraram popularizar a ciência, como a “Tabela Periódica Interativa”; “Que Bicho é Esse? Interações entre parasitoses, corpo, ambiente e sociedade”; “Espaço Interativo do Museu de Malacologia e exposição Aprenda Brincando”; “Exposição Aprenda Brincando e Laboratório de Matemática”; “Exposição Aprenda brincando e laboratório de Física”.

4ª Mostra de Ações de Extensão

Instalação pedagógica realizada pelo Núcleo de Agroecologia (Nagô) durante a 4ª Mostra de Extensão. (Foto: Dante Rodrigues/UFJF-GV)

Para fortalecer o diálogo e o debate democrático, as iniciativas administrativas e políticas da Proex promoveram espaços de discussão sobre a prática extensionista, como a 4ª Mostra de Ações de Extensão. Ao mesmo tempo, procuraram fortalecer os princípios fundantes da Extensão nas universidades públicas brasileiras. Segundo Ana Lívia, o intuito é manter dinâmico o diálogo entre a comunidade universitária e os diferentes segmentos sociais “que fazem da Universidade um espaço vivo, crítico e que contribui para a conquista e a consolidação de direitos e da cidadania”.

De acordo com a pró-reitora, em ambos os campi, o evento teve como objetivo dar “continuidade às edições dos anos anteriores, proporcionando um ambiente de troca de conhecimentos e experiências entre a comunidade extensionista”. Ela complementa, ainda, que a organização da Mostra deste ano buscou a reflexão de questões sobre “o perfil da extensão universitária e seu dinamismo característico”.

Novidades nos editais 

Mesa da solenidade do programa de extensão Boa Vizinhança-Línguas que formou 44 alunos em oito cursos de idiomas. Pedro Bustamante, representante dos coordenadores e professor; Janezete Marques, pró-reitora adjunta de Infraestrutura; pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra; e Mercedes Marcilese, coordenadora do curso de licenciatura em Letras (Foto: Gabriela Maciel)

De acordo com a Pró-reitoria, ao longo do ano, foram lançados 12 editais de submissão e apoio financeiro para estimular o desenvolvimento de programas e projetos de demanda espontânea; de ações específicas para os programas Boa Vizinhança, do campus Juiz de Fora, e Boa Vizinhança, de Rio Doce. Além disso, projetos direcionados à sociedade civil organizada e de estímulo ao desenvolvimento de cursos e eventos também foram contemplados em editais. 

Realizados pela primeira vez, os editais de atendimento às demandas da sociedade civil organizada tiveram como resultado a aprovação de 14 projetos. As iniciativas atendem coletivos, como associações, sindicatos, movimentos sociais e organizações tanto em Juiz de Fora, quanto em Governador Valadares, e envolvem 62 acadêmicos. 

Outra novidade foi o edital de apoio a 29 cursos e eventos de extensão, em ambos os campi. Além disso, os editais para apresentação de novas propostas de programas e projetos mantiveram a possibilidade de solicitação de apoio financeiro às ações aprovadas para itens de custeio.

Eventos e Cursos batem recordes

O ano de 2019 contou com 256 eventos nos campi, o que representa um aumento de 31,3% em comparação a 2018. Cerca de 90 mil pessoas participaram de diversas atividades de extensão. Foram cadastrados mais de cem cursos extensionistas, com a oferta de mais de cinco mil vagas. 

Outra ação que teve continuidade em 2019 foi o oferecimento de cursos de línguas para moradores dos 46 bairros que compõem a região do entorno do campus e que cursaram o ensino fundamental ou médio em escola pública. Segundo a Pró-reitoria, foram disponibilizados dois editais, um em cada semestre, para o preenchimento de 329 vagas nos cursos básico de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Grego Clássico, Latim, Libras e Português como Língua de Acolhimento.

Além das vagas para a comunidade externa, o programa de extensão também disponibiliza oportunidades para os profissionais terceirizados da UFJF, por meio de parceria com a Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra).

Programas e Projetos

A Proex conta atualmente com 538 programas e projetos de extensão. Estas ações têm a participação de 866 bolsistas de extensão, 1.850 voluntários de graduação e outros 164 voluntários de pós-graduação que, “ao participarem de atividades junto à comunidade, entram em contato com a questão social, fortalecendo sua formação profissional e pessoal”, observa a pró-reitora.

Os programas e projetos são desenvolvidos em diversificados lugares. Em Juiz de Fora, 93 bairros diferentes e distritos contam com atividades de extensão. Já em Governador Valadares, 37 bairros e distritos são contemplados com as ações. Vale lembrar que o trabalho extensionista da UFJF não se limita apenas aos municípios nos quais os campi da instituição estão localizados.

Conselho Setorial de Extensão e Cultura

Congresso Latino-americano e Caribenho de Extensão: evento media internacionalização das ações de extensão, divulgação de experiências e diálogo entre metodologias (Foto: Divulgação)

O Conselho Setorial de Extensão e Cultura (CONEXC) se consolidou como um espaço para o debate e a deliberação de assuntos sobre a extensão universitária na UFJF ao longo de 2019. Foram realizadas reuniões importantes referentes a assuntos como critérios para a participação de coordenadores de ações de extensão no 15º Congresso Latino-americano de Extensão Universitária e a definição de representantes para o Conselho Superior e demais conselhos setoriais. 

A definição de programas e projetos estratégicos da Pró-Reitoria de Extensão, as modalidades de participação na 4ª Mostra de Ações de Extensão e a análise dos recursos interpostos aos editais da Proex também foram debatidos. Além disso, o Conselho considerou como ações estratégicas aquelas desenvolvidas por diversos programas, que passaram a receber bolsas de extensão reservadas para a realização de suas atividades.

Parcerias interinstitucionais

Em 2019, o Setor de Cooperação Institucional da Proex efetivou 514 acordos de cooperação e convênios com diferentes instituições. Municípios, universidades nacionais e estrangeiras, profissionais liberais, hospitais, fundações e instituições filantrópicas se tornaram parceiros da UFJF. 

Como destaca Ana Lívia, essas relações têm proporcionado à comunidade acadêmica, tanto do campus Juiz de Fora, quanto do campus avançado de Governador Valadares, oportunidades de intercâmbio discente e docente, realização de estágios para os estudantes de graduação, treinamentos para alunos de pós-graduação, parcerias internacionais, desenvolvimento de projetos de extensão, ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional.

Em comparação a 2018, foi registrado um crescimento de 47% no número de instrumentos celebrados. De acordo com a pró-reitora, a ampliação deve-se, principalmente, ao número de acordos de cooperação visando a realização de ações de extensão. “Em 2019, foram firmadas 104 parcerias, representando um crescimento de 500% em relação ao ano de 2018, quando 21 acordos foram celebrados com esta finalidade.”

Desafios para 2020

Novas ideias, formulações e continuidade de trabalhos são propostas para o próximo ano. Conforme regulamentação do Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação (MEC), junto a Pró-reitoria de Graduação, da UFJF, a Proex busca apoiar as unidades acadêmicas na implementação da inserção da extensão universitária nos cursos de graduação presencial e a distância. Iniciar a construção da política de internacionalização da UFJF nas atividades de extensão, em conjunto com a Diretoria de Relações Internacionais, também é uma perspectiva para 2020.

Continuar dando apoio aos programas, projetos, cursos e eventos por meio de editais de custeio e aperfeiçoar a divulgação das ações de extensão também são projeções para o próximo ano. Com o intuito de agilizar processos e reduzir o uso de papel, a Proex considera importante implementar a emissão eletrônica de certificados de participação em ações de extensão. Além disso, para trazer a comunidade ainda mais para dentro da realidade da Universidade, o setor busca oferecer condições para maior articulação e desenvolvimento dos cursinhos populares dos dois campi.

Outras informações: (32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão