Ana Lívia Coimbra: “Essas modalidades buscam direcionar o conhecimento produzido pela Universidade para atender as demandas que as próprias comunidades apresentam” (Foto: Arquivo UFJF).

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com três novos editais abertos para a atuação na extensão universitária. Os projetos e programas podem ser submetidos para atender demandas espontâneas ou estimuladas para os programas Boa Vizinhança – campus Juiz de Fora e Rio Doce. As propostas devem ser submetidas até 8 de novembro e a vigência das ações é de 12 meses, sendo previstas para o período de março de 2020 a fevereiro de 2021. São oferecidas 654 bolsas de extensão, sendo 54 específicas para o Boa Vizinhança.

Os interessados em propor projetos e/ou programas de Extensão devem submetê-los exclusivamente pelo  Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga Extensão). Além disso, é possível solicitar bolsas de extensão e vagas para voluntários graduandos, pós-graduandos  e para estudantes do ensino médio. Os editais também preveem recursos para custeio de veículo oficial, passagens, diárias e materiais de consumo, com orçamento limite de até R$ 1.500, a depender da disponibilidade orçamentária da UFJF para o ano de 2020.

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, reitera que este conjunto de editais representa dois eixos importantes para a extensão universitária: a oferta de bolsas para que estudantes, orientados por professores ou técnico-administrativos em educação (TAEs), possam trabalhar atendendo as demandas espontâneas, a partir do conhecimento produzido por docentes e servidores; e projetos para atender as necessidades dos moradores de bairros ao entorno do campus-sede e das comunidades do Médio Rio Doce, levantadas previamente junto às comunidades.

“Os professores e TAEs podem propor ações a partir da sua área de conhecimento e experiência acadêmica. Ao mesmo tempo, realizar projetos que são focados naquilo que a comunidade necessita. Essas modalidades buscam direcionar o conhecimento produzido pela Universidade para atender as demandas que as próprias comunidades apresentam. É o fortalecimento do contato com a sociedade e a busca por atendê-la de forma direta nas áreas de meio ambiente, saúde, trabalho, tecnologia, cultura, educação, comunicação e direitos humanos.”

Ana Lívia aponta o quanto a extensão universitária é importante para a formação estudantil. “Promove o contato com a realidade social, na qual, o estudante também faz parte. Mas, por meio das ações acadêmicas da UFJF, é possível dar respostas e contribuir para a mudança de diferentes realidades dos municípios onde a UFJF tem influência.”

Demanda espontânea

O edital nº 012/2019 tem a finalidade de incentivar e apoiar programas e/ou projetos de extensão com a participação de discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação. Neste edital são disponibilizadas 600 bolsas, com a vigência de 12 meses, e 30 cotas de apoio financeiro para projetos e cinco para programas.

Informações sobre apoio, inscrições e avaliações de propostas podem ser encontradas no edital.

Boa Vizinhança

O edital nº 013/2019 tem como objetivo estimular projetos de extensão que atendam as demandas do entorno do campus-sede da UFJF. Serão oferecidas 40 bolsas e 10 cotas para custeio.

Já o edital nº 014/2019 busca apoiar projetos de extensão que atendam às demandas das comunidades do entorno do Médio Rio Doce – afetados pelo rompimento das barragens em Mariana. São disponibilizadas 14 bolsas de extensão e cinco cotas para custeio.

Outras informações: (32) 2102-3960 Pró-reitoria de Extensão-UFJF / extensao@ufjf.edu.br